Resumo |
Em março de 2007 foi criado, no Departamento de Matemática da UFV, o projeto: “Matemática e Surdez: Questão de linguagem e novas técnicas de ensino” e, em 2008, este mesmo projeto passou a fazer parte do Programa Ciência em Ação no PROEXT. A ideia inicialmente proposta vem hoje se solidificando com uma maior dimensão e estrutura, com uma gama de atividades. As ações que se seguem são relativas ao período de janeiro a julho deste ano. Buscando a divulgação da Libras na cidade, realizou-se nove palestras sobre a LIBRAS e sua importância, abordando alguns conceitos históricos e práticos. Entre o público atingido estão: graduandos do curso de Matemática e Biologia, alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas Edmundo Lins e Santa Rita e professores das respectivas escolas. Foram ministrados dois minicursos: um de nível Introdutório e outro de nível Intermediário (carga horária de 10 horas, cada um), ambos abertos para sociedade em geral, acompanhados de intensivo trabalho de divulgação para os mesmos. Foi também realizado um minicurso especial Introdutório para os servidores da UFV com a presença de diferentes profissionais interessados no assunto. Além disso, ministrou-se um minicurso no I Simpósio de Inclusão e Surdez: Contextualizando Saberes, do Departamento de Letras em janeiro do atual ano. Estão sendo atendidos semanalmente cinco surdos com tutoria em matemática, onde são usados materiais lúdicos, novos materiais didáticos direcionados ao vestibular, orientando o uso da matemática no cotidiano do aluno e preparando-os para a prova do ENEM. Foi realizado, semanalmente, o Encontro com Libras quando foram ensaiadas músicas para o Coral de Libras, com a participação de bolsistas, voluntários da UFV em parceria com a professora Michele Nave Valadão, do Departamento de Letras. Além das músicas, entram em discussão a confecção de novos materiais didáticos, novos vocabulários, discussões e estudos sobre a cultura surda. O Coral de Libras foi responsável pela abertura no 1° Encontro do Projeto de Capacitação de Professores do Ciclo Básico, em matemática, com apresentação de duas músicas interpretadas em Libras. Por fim, tem-se por certo que o projeto tem sido eficiente. Em uma entrevista para a equipe jornalística da UFV, um dos participantes do minicurso de servidores se mostrou surpreso, como ele mesmo relata: “Você não imagina que a Libras é tão acessível. Imagina que é difícil, que é complicado se comunicar com um surdo. Não é assim. Dá para se comunicar perfeitamente”. Com essa declaração, verifica-se que o objetivo geral do projeto tem sido alcançado. A comunidade, ao conhecer um pouco da cultura dos surdos através do projeto em questão, tem percebido que, em geral, o surdo não está inserido como membro atuante na sociedade e que é necessário inseri-los, e oferecer condições para que eles possam usufruir seus direitos. |