Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 335

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vitor de Paiva Zuchini
Orientador PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO
Outros membros EDUARDO LUIZ DOS SANTOS
Título Documentos da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG): organização, preservação e difusão cultural do acervo textual do Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa.
Resumo Ao longo dos seus 87 anos, a UFV, através dos seus três períodos constitutivos (ESAV, UREMG e UFV), vem tendo um papel determinante no desenvolvimento regional, na difusão da cultura e da memória de Viçosa. Comprometida com a pesquisa, o ensino e a extensão, a Universidade sempre se apresentou como um lócus de disseminação cultural, esportiva e de lazer, bem como com a produção e a prática científica. Neste sentido, ao longo de todos esses anos foi produzido nesta instituição um arsenal documental de valor imensurável. E grande parte desta história está registrada através das documentações do período da UREMG. O Projeto intitulado “Documentos da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG): organização, preservação e difusão cultural do acervo textual do Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa”, têm como objetivo tratar, higienizar e descrever os documentos do período da UREMG e utilizá-los no sentido de promover e divulgar a memória da instituição e seus valores patrimoniais, além de colaborar para com a pesquisa, a difusão cultural e de extensão da universidade. Durante o período de constituição da UREMG, foram acumulados documentos ligados à administração, ao ensino, pesquisa e extensão, que chegaram ao Arquivo Central e Histórico em meados da década de 80 sem nenhum tipo de organização, a não ser aquela dada pelos órgãos específicos de sua produção, mas sem critérios arquivístico. O projeto, que teve início no mês de fevereiro, passou por diversas dificuldades inerentes aos problemas de aspectos físicos e estruturais. Mesmo então, o projeto iniciou-se com a higienização e a descrição dos documentos. Esta parte do processo foi a que mais demandou tempo uma vez que grande parte dos documentos estava mal descrito e muitas vezes sem nenhuma descrição.
Os resultados alcançados até então são relevantes uma vez que aproximadamente 60% dos documentos estipulados para os devidos tratamentos, foram higienizados e levantados. Este levantamento está sendo feito com a abertura de cada caixa, uma por uma, e a descrição de cada documento existente nela, acompanhado com as devidas formas de higienização, cujos dados são migrados para uma planilha do Excel, alimentando um banco de dados. Vale frisar que os documentos levantados já se encontram à disposição da comunidade, como vêm sendo visto frequentemente pela grande quantidade de pesquisadores que vieram em busca de documentos relativos ao período da UREMG e que foram contemplados em seus determinados projetos. Nesta lógica, o projeto desenvolvido vem causando grandes impactos à comunidade visto que ele vem contribuindo para a preservação documental de todas as atividades desenvolvidas e registradas através dos documentos no decorrer de existência da Universidade Federal de Viçosa, salvaguardando desta forma a memória e a História da Instituição, bem como vem facilitando o acesso de tais documentos aos diversos pesquisadores que por aqui já apareceram.
Palavras-chave Preservação Documental, Arquivologia, Memória e História Institucional.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.