Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 330

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Helenice Furtado Santos
Orientador MARILIA CONTIN VENTRELLA
Outros membros AURORA YOSHIKO SATO DIAS, Caroline Nery Jezler, Ludimila Grechi Campostrini, PATRICIA DA SILVA FONSECA
Título Reestruturação e manutenção do laminário didático da disciplina BVE 210 – anatomia das Espermatófitas pelos estagiários do curso de Engenharia Florestal
Resumo Os discentes de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Bioquímica cursam a disciplina BVE 210 – Anatomia das Espermatófitas, oferecida pelo Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo dessa disciplina é apresentar a estrutura das diferentes células vegetais, o arranjo destas nos diversos tecidos e a organização dos tecidos nos órgãos das plantas (raiz, caule e folha). O principal recurso didático da disciplina é o laminário didático, composto por lâminas preparadas a partir de diferentes materiais e diferentes técnicas realizadas de acordo com as metodologias previamente estabelecidas no Laboratório de Anatomia Vegetal do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, e que permitem ao discente compreender o corpo do vegetal ao microscópio de luz. Por isso, é importante que os materiais preparados sejam de interesse agronômico, florestal e zootécnico, principalmente para os discentes da área de Ciências Agrárias. Além da adequação de materiais ao interesse desses alunos, há a necessidade constante de reposição de lâminas quebradas, perdidas ou que perderam a coloração. Dessa maneira, uma das principais atividades dos estagiários voluntários do curso de Engenharia Florestal do Laboratório de Anatomia Vegetal é a confecção de novas lâminas voltadas às espécies florestais, além do treinamento nas rotinas laboratoriais. Como exemplo de novos materiais de interesse florestal inseridos no laminário didático pelos estagiários, tem-se: lâmina de casca e lenho de Eucalyptus globulus (eucalipto), casca e lenho de Pinus sp (pinheiro) e casca e lenho de Hevea brasiliensis (seringueira). Com essa atividade os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer anatomicamente algumas espécies florestais, além de aprender técnicas inerentes à confecção dessas lâminas, tais como: preparo de fixadores, soluções tampão, microtomia, inclusão (em parafina, histosec e historesina), coloração, montagem de lâminas e captura de imagens no fotomicroscópio.
Palavras-chave Anatomia vegetal, técnicas histológicas, engenharia florestal
Forma de apresentação..... Painel
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