Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 33

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Aspectos biodinâmicos do movimento humano
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Elizângela Fernandes Ferreira
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Título Intervenção psicomotora em crianças com deficiência intelectual na perspectiva da integração sensorial
Resumo Introdução: Pessoas com Deficiência Intelectual podem ter o comportamento psicomotor alterado devido às disfunções intelectuais e afetivo-sociais presentes. Nesse âmbito, algumas intervenções podem auxiliar no desenvolvimento da motricidade. Dentre estas, cabe citar a intervenção psicomotora. Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção psicomotora na perspectiva da integração sensorial para crianças com Deficiência Intelectual. Metodologia: Participaram do estudo três crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, do gênero feminino, com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI), denominadas SR, VT e CR, atendidos no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física, localizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Os instrumentos de coletas de dados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995), constituída de 7 fundamentos psicomotores Tonicidade, Equilíbrio, Estruturação Espaço-temporal, Lateralidade, Esquema Corporal, Coordenação Motora Grossa e Fina, sendo aplicada antes e após intervenção, juntamente com o diário de campo. As intervenções foram baseadas nas abordagens da psicomotricidade relacional e funcional, juntamente com a integração sensorial de Ayres. As sessões foram realizadas no LEP, uma vez por semana, individualmente, com duração de 50 minutos, durante 10 meses, totalizando 44 sessões para cada participante. Para a interpretação dos dados foi realizada uma análise quantitativa para os dados obtidos na BPM e qualitativa para os dados obtidos no diário de campo. Resultados: Na primeira aplicação da BPM obteve-se o seguinte perfil psicomotor: SR deficitário (8); VT deficitário (8) e CR dispráxico (10). Após o período de intervenção houve mudança no perfil psicomotor dos três participantes, SR normal (14); VT (11) dispráxico e CR (16) normal. Em relação aos resultados do desempenho psicomotor por habilidade, verificou-se que os subfatores tonicidade, lateralidade, noção do corpo, coordenação motora grossa e fina apresentaram melhor resultado após a intervenção, pois os 3 participantes obtiveram maiores score na reaplicação da BPM. Conclusão: Desta forma, uma proposta de intervenção psicomotora foi eficaz para a melhora no desempenho psicomotor das crianças com DI. Através deste estudo evidenciaram-se os benefícios de uma intervenção psicomotora fundamentada na perspectiva da integração sensorial de indivíduos com DI, no sentido de corroborar no seu progresso em termos de desenvolvimento motor, visando à melhora das dificuldades de movimento tanto nas habilidades esportivas quanto nas atividades diárias.
Palavras-chave Psicomotricidade, Educação Física Adaptada, Deficiência Intelectual.
Forma de apresentação..... Oral
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