Resumo |
Introdução: Pessoas com Deficiência Intelectual podem ter o comportamento psicomotor alterado devido às disfunções intelectuais e afetivo-sociais presentes. Nesse âmbito, algumas intervenções podem auxiliar no desenvolvimento da motricidade. Dentre estas, cabe citar a intervenção psicomotora. Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção psicomotora na perspectiva da integração sensorial para crianças com Deficiência Intelectual. Metodologia: Participaram do estudo três crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, do gênero feminino, com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI), denominadas SR, VT e CR, atendidos no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física, localizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Os instrumentos de coletas de dados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995), constituída de 7 fundamentos psicomotores Tonicidade, Equilíbrio, Estruturação Espaço-temporal, Lateralidade, Esquema Corporal, Coordenação Motora Grossa e Fina, sendo aplicada antes e após intervenção, juntamente com o diário de campo. As intervenções foram baseadas nas abordagens da psicomotricidade relacional e funcional, juntamente com a integração sensorial de Ayres. As sessões foram realizadas no LEP, uma vez por semana, individualmente, com duração de 50 minutos, durante 10 meses, totalizando 44 sessões para cada participante. Para a interpretação dos dados foi realizada uma análise quantitativa para os dados obtidos na BPM e qualitativa para os dados obtidos no diário de campo. Resultados: Na primeira aplicação da BPM obteve-se o seguinte perfil psicomotor: SR deficitário (8); VT deficitário (8) e CR dispráxico (10). Após o período de intervenção houve mudança no perfil psicomotor dos três participantes, SR normal (14); VT (11) dispráxico e CR (16) normal. Em relação aos resultados do desempenho psicomotor por habilidade, verificou-se que os subfatores tonicidade, lateralidade, noção do corpo, coordenação motora grossa e fina apresentaram melhor resultado após a intervenção, pois os 3 participantes obtiveram maiores score na reaplicação da BPM. Conclusão: Desta forma, uma proposta de intervenção psicomotora foi eficaz para a melhora no desempenho psicomotor das crianças com DI. Através deste estudo evidenciaram-se os benefícios de uma intervenção psicomotora fundamentada na perspectiva da integração sensorial de indivíduos com DI, no sentido de corroborar no seu progresso em termos de desenvolvimento motor, visando à melhora das dificuldades de movimento tanto nas habilidades esportivas quanto nas atividades diárias. |