Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 327

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Camilla Mól Fraga Melo
Orientador TELMA REGINA DA COSTA GUIMARAES BARBOSA
Outros membros Flávia Mattos Ferreira, Iasmin da Costa Guimarães Barbosa, Juliana Andrade Cambraia, Monique Mauricio Silva
Título Empresa a empresa - desenvolvendo competências junto aos empresários de micro empresas do setor alimentício, da cidade de Viçosa Minas Gerais.
Resumo É fato que as micro e pequenas empresas (MPEs) enfrentam dificuldades para manter-se no mercado. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, um dos principais motivos pelos quais um grande numero de MPEs morrem antes de completarem 5 anos, é a falta de planejamento. Devido ao crescimento de Viçosa, encontra-se na cidade um grande número de microempresas. Esse segmento de atividades empresariais é um dos mais significativos para o município tanto na geração de renda quanto de emprego locais. A falta de planejamento por parte das micro empresas foi relatada no I Fórum de Desenvolvimento de Viçosa promovido pela ADEVI- Agência de Desenvolvimento de Viçosa, sendo esse um fator chave de mortalidade nas micro empresas em Viçosa. Dessa forma, observa-se a necessidade de intervenção nas micro empresas locais, visando sua consolidação e crescimento, buscando a redução na taxa de mortalidade e possibilitando assim qualificação aos empresários o que, consequentemente, levará a melhorias para Viçosa. O trabalho apresenta como objetivo principal: Desenvolver competências junto aos empresários de micro empresas do setor alimentício em Viçosa, para melhorar a sua competitividade e aumentar suas chances de sobrevivência. Especificamente: Identificar e descrever suas principais características; Levantar os principais hábitos e ações competitivas, bem como suas necessidades empresariais; Identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças; Capacitar os empresários das micro empresas de acordo com suas necessidades visando uma melhoria das práticas administrativas e estratégicas. O projeto, baseia-se no atendimento individual de empresas (empresa a empresa) e está sendo realizado em etapas. Inicialmente, após a escolha das empresas, foram realizadas visitas técnicas quando, por meio de entrevistas aos empresários e observações, levantaram-se dados para a compreensão dos procedimentos administrativos e gerenciais das micro empresas. No momento, realizam-se diagnósticos das práticas empregadas avaliando os fatores de sucesso e fracasso de cada micro empresa. Nessa etapa, estão sendo estudados os hábitos, ações, rotinas competitivas, necessidades empresariais. A partir desses resultados, será realizada uma análise comparativa com as recomendações da literatura. A terceira etapa envolve o planejamento de programa de treinamento e orientações aos empresários de forma adequada às suas condições individuais, buscando agregar-lhes conhecimento para que consigam influenciar positivamente o desenvolvimento de sua empresa. O projeto busca a capacitação e profissionalização dos empresários, individualmente, e com isso, uma colaboração para a redução da taxa de mortalidade na cidade, uma melhoria para a economia e sociedade locais. Além disso o projeto colaborará para promover uma maior interação entre a Universidade e as microempresas de Viçosa.
Palavras-chave micro empresa, mortalidade, planejamento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.