Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 321

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laura Pimenta Oliveira
Orientador MARILIA CONTIN VENTRELLA
Outros membros AURORA YOSHIKO SATO DIAS, Luana de Jesus Pereira, Lucas Barbosa de Castro Rosmaninho, PATRICIA DA SILVA FONSECA
Título Reestruturação e manutenção do laminário didático da disciplina BVE 210 – anatomia das Espermatófitas pelos estagiários do curso de Engenharia Agronômica
Resumo A disciplina BVE 210 – Anatomia das Espermatófitas é oferecida pelo Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa aos discentes de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia (obrigatória) e Bioquímica (optativa). O objetivo dessa disciplina é apresentar a estrutura das diferentes células vegetais, o arranjo destas nos diversos tecidos e a organização dos tecidos nos órgãos das plantas (raiz, caule e folha ). O principal recurso didático da disciplina é o laminário didático, composto por lâminas preparadas a partir de diferentes materiais e diferentes técnicas realizadas de acordo com as metodologias previamente estabelecidas no Laboratório de Anatomia Vegetal/ CCB/ UFV, e que permitem ao discente compreender o corpo do vegetal ao microscópio de luz. Por isso, é importante que os materiais preparados sejam de interesse agronômico, florestal e zootécnico, principalmente para os discentes da área de Ciências Agrárias. Além da adequação de materiais ao interesse desses alunos, há a necessidade constante de reposição de lâminas quebradas, perdidas ou que perderam a coloração. Dessa maneira, uma das principais atividades dos estagiários voluntários do curso de Engenharia Agronômica do Laboratório de Anatomia Vegetal é a confecção de novas lâminas voltadas as culturas agronômicas. Como exemplo de novos materiais inseridos no laminário didático pelos estagiários, tem-se: lâmina de folha de Coffea arabica, caule de Sechium edule (chuchu), folha e caule de Lycopersicon esculentum (tomate), raiz de Manihot esculenta (mandioca), caule de Vitis sp (uva), folha de Zea mays (milho), fruto de Pyrus (pera), entre outros. Com essa atividade os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer anatomicamente algumas culturas agronômicas, além de aprender técnicas inerentes à confecção dessas lâminas, tais como: preparo de fixadores e soluções para armazenamento, microtomia, inclusão (em parafina, histosec e historesina), coloração, montagem de lâminas e captura de imagens no fotomicroscópio.
Palavras-chave Anatomia vegetal, laminário, técnicas histológicas
Forma de apresentação..... Painel
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