Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 300

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Mirely Bonin Silveira
Orientador KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRA
Outros membros Natália Calais Vaz de Melo
Título O Comportamento do Consumidor Idoso em Diferentes Arranjos Familiares: Uma análise histórica e comparativa a partir dos dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares
Resumo Uma das transformações sociais mais importantes que ocorreram na sociedade está relacionada ao aumento demográfico dos idosos, sendo crescente o fenômeno do envelhecimento da população em todas as sociedades economicamente desenvolvidas ou em desenvolvimento. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade, uma vez que os idosos têm se tornado consumidores cada vez mais assíduos, prezam pela qualidade dos bens e serviços, além de possuírem uma renda maior e, consequentemente, maior poder de compra em relação a outros períodos. Contudo, o consumo de bens e serviços por idosos em diferentes arranjos familiares no Brasil ainda é pouco conhecido. Diante desse contexto, buscar-se-á analisar histórica e comparativamente o comportamento do consumidor idoso em diferentes arranjos familiares, através dos microdados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, considerando-se quatro pontos no tempo: 1987/1988, 1995/1996, 2002/2003 e 2008/2009. A pesquisa tem caráter quantitativo, descritivo, com corte transversal, e utilizará dados secundários. Como amplitude de análise ter-se-á os arranjos familiares de idosos que constituem unidades domésticas e que vivem nas regiões do país que a POF pesquisou; e, como limite de idade na classificação do idoso, considerou-se aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos. Os dados serão extraídos e analisados estatisticamente utilizando o software STATA (Data Analysis and Statistical Software). Assim sendo, espera-se formar um banco de dados sobre o comportamento do consumidor idoso em diferentes arranjos familiares contribuindo, assim, para o aumento do conhecimento sobre esse grupo de consumidor, suas características, necessidades e expectativas. Nesta perspectiva, faz-se importante esse trabalho uma vez que são escassos os estudos na literatura científica brasileira sobre os determinantes do consumo de idosos nos diferentes arranjos familiares.
Palavras-chave Consumidor idoso, Arranjos familiares, Envelhecimento.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.