Resumo |
O Ensino de Matemática está presente em todos os anos da educação fundamental, sendo apontado como fator decisivo no desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais necessárias tanto para a educação superior quanto para o exercício da cidadania. Porém a Matemática é temida por alguns educadores e, consequentemente, pelos alunos, já que é uma disciplina difícil de ser lecionada. O projeto Ludicidade no Ensino de Matemática convida o professor a inovar, mudar de comportamento, ser de fato mediador no processo de construção do conhecimento, através do desenvolvimento e aplicação de materiais lúdicos em sala de aula, de modo que o educando tenha participação ativa, havendo uma interação aluno-conteúdo-professor. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido. São realizadas constantes pesquisas de referências e de trabalhos similares, em busca de novos materiais lúdicos, visando baixo custo e facilidade na confecção. Oficinas sobre o lúdico são realizadas para professores, com o objetivo de motivá-los a esta nova prática. Assim com o projeto Ludicidade no Ensino de Matemática, espera-se que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem de Matemática, e que assim possam desenvolver o raciocínio lógico, aprender a trabalhar em equipe e aumentar sua auto-estima. Além disso, acredita-se que as atividades lúdicas proporcionaram uma maior interação entre o professor e o aluno, possibilitando que este se sinta cada vez menos inibido em participar das aulas, superando e resolvendo seus problemas de participação. É possível também que, os alunos possam relacionar os conteúdos teóricos com as práticas vivenciadas no seu dia-a-dia, contribuindo assim, para uma melhor assimilação da disciplina. Dessa forma, o nosso projeto está servindo de suporte para que os professores diante das dificuldades de ensinar matemática priorize não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos. Além do exposto anteriormente, o projeto visa consolidar o Laboratório de Ensino de Matemática no DMA, com o objetivo de proporcionar aos licenciandos o acesso e a reflexão sobre as formas de ensinar e que eles possam utilizar materiais lúdicos como auxílio ao ensino. |