Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 295

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Patricia Mendes dos Santos
Orientador ARIANE PIOVEZAN ENTRINGER
Título Ludicidade no Ensino de Matemática
Resumo O Ensino de Matemática está presente em todos os anos da educação fundamental, sendo apontado como fator decisivo no desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais necessárias tanto para a educação superior quanto para o exercício da cidadania. Porém a Matemática é temida por alguns educadores e, consequentemente, pelos alunos, já que é uma disciplina difícil de ser lecionada. O projeto Ludicidade no Ensino de Matemática convida o professor a inovar, mudar de comportamento, ser de fato mediador no processo de construção do conhecimento, através do desenvolvimento e aplicação de materiais lúdicos em sala de aula, de modo que o educando tenha participação ativa, havendo uma interação aluno-conteúdo-professor. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido. São realizadas constantes pesquisas de referências e de trabalhos similares, em busca de novos materiais lúdicos, visando baixo custo e facilidade na confecção. Oficinas sobre o lúdico são realizadas para professores, com o objetivo de motivá-los a esta nova prática. Assim com o projeto Ludicidade no Ensino de Matemática, espera-se que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem de Matemática, e que assim possam desenvolver o raciocínio lógico, aprender a trabalhar em equipe e aumentar sua auto-estima. Além disso, acredita-se que as atividades lúdicas proporcionaram uma maior interação entre o professor e o aluno, possibilitando que este se sinta cada vez menos inibido em participar das aulas, superando e resolvendo seus problemas de participação. É possível também que, os alunos possam relacionar os conteúdos teóricos com as práticas vivenciadas no seu dia-a-dia, contribuindo assim, para uma melhor assimilação da disciplina. Dessa forma, o nosso projeto está servindo de suporte para que os professores diante das dificuldades de ensinar matemática priorize não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos. Além do exposto anteriormente, o projeto visa consolidar o Laboratório de Ensino de Matemática no DMA, com o objetivo de proporcionar aos licenciandos o acesso e a reflexão sobre as formas de ensinar e que eles possam utilizar materiais lúdicos como auxílio ao ensino.
Palavras-chave Ludicidade, matemática, ensino
Forma de apresentação..... Painel
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