Resumo |
A Educação Física tem sua inserção na escola no final do século XVIII e desde então o fazer pedagógico desta disciplina sofre influência de diferentes abordagens que, muitas vezes divergem com relação aos objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Hoje, nas bases do ENEM, a Educação Física faz parte da Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, focando a compreensão e utilização da linguagem corporal como relevante para a própria vida, reconhecendo as manifestações corporais como originárias de necessidades cotidianas para as transformações de hábitos corporais em função de necessidades cinestésicas e ainda reconhecendo-a como meio de interação social, levando em conta os limites e alternativas de adaptação de cada indivíduo. Neste sentido a presente pesquisa caracteriza-se por um estudo transversal realizado em uma amostra composta por 461 escolares, de ambos os sexos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio, em 11 escolas, das quais 5 pertencentes à rede de ensino privado e 6 à rede de ensino público do município de Viçosa-MG. Utilizou como instrumento de pesquisa um questionário avaliativo composto por quinze questões objetivas de múltiplas escolhas, contendo quatro alternativas cada, sendo apenas uma correta. Dentre as quinze questões cinco foram elaboradas com o intuito de diversificar e aumentar a abrangência dos conteúdos abordados e dez questões adaptadas do ENEM dos anos de 2010 á 2012, que contemplem temáticas relacionadas à Educação Física Escolar. Objetivando verificar e analisar o desempenho dos alunos em questões que abordem conteúdos pertinentes a Educação Física, com base na proposta do ENEM. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva. Onde se encontrou média de acerto de 11,1(±2,4) nas escolas particulares e 9,0 (± 2,7) nas escolas publicas o que corresponde a um percentual de acerto 74% e 60% respectivamente. A média geral de acertos, ou seja, escolas públicas mais escolas privadas foi de 9,0 (± 3,0). Ao analisar o percentual de acertos por questão, percebemos que todas as escolas obtiveram índices de acertos inferiores a 60% em oito questões, que abordavam temáticas como: o efeito dos anabolizantes no corpo humano, identificação dos fundamentos do voleibol, influência social na opção de pratica corporal, influência midiática nos hábitos corporais, o folclore como manifestação cultural, efeitos fisiológicos dos exercícios no organismo e modalidades de ginástica. A partir dos resultados obtidos conclui-se que é necessário repensar a atual prática pedagógica da disciplina, tanto no âmbito do ensino publico quanto privado, com o intuito de estimular os alunos a compreender a linguagem corporal de movimento de forma que consigam discernir sobre as diversas manifestações culturais não só representando um gesto motor, mas respondendo de forma lógica e coerente as questões que se inter-relacionam às temáticas que envolvem esta disciplina. |