Resumo |
O trabalho analisa o processo de escolarização e as notícias sobre as instituições educativas existentes ou criadas no município de Viçosa, situado no Estado de Minas Gerais, por meio das matérias impressas nas páginas do jornal “A Cidade Viçosa”. O objetivo é investigar a história serial, as predominâncias e as recorrências temáticas e destacar os assuntos relacionados à educação e ao ensino, publicados nas páginas desse periódico que circulou entre 15 de novembro de 1892 e 23 de dezembro de 1928, durante grande parte da chamada Primeira República no Brasil (1889-1930). Partiu-se de uma abordagem quantitativa, ao contabilizar o número de exemplares, as seções temáticas regulares ou não e de uma análise qualitativa, caracterizando os principais sujeitos envolvidos com a produção do impresso e descrevendo o conteúdo das seções do jornal, que tratam mais especificamente da educação e instrução no município, no período em foco. O uso da imprensa escrita como objeto de pesquisa no estudo da história, de uma maneira geral, e no campo da história da educação, de modo particular, tem se desenvolvido cada vez mais. As pesquisas que utilizam esse recurso como meio de conhecimento do passado, contribuem para a identificação dos valores e ideias que circularam nesse veículo de informação, de modo a verificar semelhanças e diferenças com os dias de hoje. A coleção do jornal esteve durante muito tempo inacessível. Entretanto, com a aquisição de um colecionador residente na cidade de Viçosa, as 1562 edições, reunidas em sete volumes, foram digitalizadas, constituindo-se no principal acervo sobre a história do município, que não possui um arquivo histórico tão relevante sobre essa época. Este jornal, cuja publicação era semanal, circulava aos domingos e divulgava as ideias e as diretrizes do Partido Republicano Mineiro (PRM). O semanal se colocava como o defensor dos interesses do município, principalmente se tratando das reivindicações de melhorias para a cidade. Em relação à educação na primeira década da República, o jornal destacava o valor da instrução do povo, mas só no discurso, sem citar meios efetivos para a consolidação. No início do século XX, assinala o surgimento das escolas públicas isoladas para o sexo feminino e masculino e só mais tarde das escolas mistas. A educação escolar acontece com a criação do “Gimnasio de Viçosa” em 1913 e a criação do primeiro “Grupo Escolar”, em 1916. A discussão sobre a educação e a ideologia que influenciava os discursos alusivos a essa, é uma forma de iluminar quais eram os objetivos e interesses do município em torno da educação e instrução popular e também é uma maneira de conhecer as visões de mundo, homem, história e sociedade. O estudo é relevante, pois apresenta parte da história da imprensa local e de aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e educacionais da sociedade viçosense do passado, que ainda não foram estudados. |