Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 254

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Letícia Alves da Silva
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Francisco de Freitas Abreu, Matheus de Paula Ferreira, Rayza Araujo Pinotti
Título A UFV e a Educação a Distância: Conhecendo o curso de Licenciatura em Matemática.
Resumo Entende-se por Educação à Distância (EaD) o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias ou recursos como a Internet, o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o telefone ou fax, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. A EaD vem trazer novas possibilidades de acesso ao ensino para aquelas pessoas cuja demanda de suas tarefas diárias, a distância geográfica ao centro de ensino e diversos outros fatores inviabilizam a realização de um curso regular, pois nesta forma de ensino, o estudante tem mais liberdade para a organização de seus horários e locais de estudo. Contudo, esta forma de educação vem também levantar uma série de questões e reflexões acerca de sua prática, por exemplo, se a nova possibilidade de acesso é a um ensino de qualidade. E quanto à avaliação? Seriam os cursos à distância confiáveis ou apenas mais uma forma produtiva de comercialização do ensino? As respostas a estas questões são demasiadamente complexas e específicas para cada uma das instituições que oferecem cursos na modalidade à distância. O que pretendemos neste trabalho é compreender a educação à distância em nossa instituição, a UFV. Mais especificamente, pretendemos apresentar o curso de Licenciatura em Matemática à distância, oferecido pelo Departamento de Matemática (DMA). Para tanto, foram feitas entrevistas com a professora e coordenadora do curso na época e com uma das tutoras que, pela primeira vez, lecionaria uma das disciplinas. Tivemos ainda a oportunidade de participar de um encontro presencial do curso, interagindo assim com os graduandos. Através da pesquisa, conhecemos a organização (o que são os pólos, quantos são e onde se localizam), a estrutura (tempo de duração e a grade curricular), materiais e recursos, avaliação e critérios de desligamento, e um pouco sobre o perfil dos alunos do curso. Com este trabalho, constatamos que características como responsabilidade, dedicação, experiência de aprendizagem individual e de pesquisa, são fundamentais para o aluno que deseja realizar um curso a distância. Percebemos também a seriedade e o comprometimento dos profissionais envolvidos e que um ensino de qualidade pode ser oferecido mesmo à distância.
Palavras-chave EaD, Licenciatura, Matemática
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.