Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 246

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual José Lourenço de Freitas
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Débora da Cruz
Orientador GISLAINE APARECIDA SANTANA SEDIYAMA
Outros membros Daniela Araujo dos Anjos, Leidiane da Silva
Título Papel das Escolas na Operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de Viçosa-MG
Resumo A lei 11.947/09 regulamentou e instituiu o Programa Nacional de Alimentação (PNAE), enfatizando o papel da escola na operacionalização do programa nos municípios. Como entidade executora, a escola deve contribuir para eficiência, eficácia e efetividade do programa, pois é responsável, dentre outras coisas, por: a) elaborar a previsão orçamentária dos recursos financeiros que serão aplicados na alimentação escolar e os que serão repassados ao FNDE; b) receber os recursos financeiros transferidos pelo FNDE; c) elaborar prestação de contas; d) adquirir os gêneros alimentícios que irão compor a alimentação escolar no atendimento aos objetivos do programa e e) acompanhar a elaboração do cardápio seguindo orientações legais previstas. Nesse sentido, objetivou-se com este estudo compreender o papel das escolas estaduais enquanto entidades executoras da operacionalização do PNAE no município de Viçosa-MG. De natureza descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, o estudo embasou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica para se levantar informações em fontes primárias e secundárias e em seguida, validar essas informações em entrevistas pessoais com os principais envolvidos na operacionalização do PNAE no município. Utilizando-se questionários semi-estruturados (roteiro de entrevista) realizou-se entrevistas com agricultores familiares, gestores escolares das instituições estaduais beneficiárias, os conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e com os gestores públicos do município de Viçosa-MG. Os dados revelam que o papel da escola é: destinar 30% dos recursos repassados pelo governo para a aquisição de produtos de boa qualidade e livres de agrotóxicos advindos da agricultura familiar; garantir alimentação saudável e nutritiva aos alunos beneficiados; efetuar as compras por meio de licitações e cotações de preços com no mínimo três fornecedores da agricultura familiar, obedecendo à destinação obrigatória imposta pela legislação. Conclui-se que há um empenho por parte dos gestores escolares em atender as exigências legais, todavia esse atendimento é limitado visto que os conselhos municipais não atuam efetivamente na operacionalização do programa, uma vez que deixam de oferecer capacitação às merendeiras e gestores escolares, deixam de acompanhar a operacionalização do PNAE nas escolas, com isso, não identificam as dificuldades dos gestores e dos agricultores em oferecer aquilo que de fato é demandado, bem como não fiscalizam a prestação de contas.
Palavras-chave Programa Nacional de Alimentação Escolar, Gestão Escolar, Conselhos Municipais.
Forma de apresentação..... Painel
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