Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 240

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila de Nadai Bernardes
Orientador HIDEIDE APARECIDA GOMES DE BRITO TORRES
Outros membros HENRIQUE MOREIRA MAZETTI
Título Cultura pop: (re) pensando o consumo e a produção de cultura midiática
Resumo É cada vez maior o número de pessoas que têm contato regular com, no mínimo, um meio de comunicação de massa, como publicações impressas, rádio, televisão e internet. “A própria constituição dos modos de ser e viver são hoje em grande parte con¬dicionados pelos padrões e modelos fornecidos pela cultura da mídia” (ROCHA, CASTRO, p. 50, 2009.). Por esta razão, este projeto nasceu com o objetivo de educar e gerar uma consciência crítica nos jovens em relação à cultura pop que faz parte do seu cotidiano, trabalhando com cinema, televisão, música e internet (vídeos). Com isso, espera-se formar cidadãos mais conscientes das implicações de seus consumos e com maior capacitação não só para o mercado de trabalho, como para a própria vida sociocultural. O projeto consiste numa parceria com escolas do município de Viçosa, para realizar oficinas, com a dinâmica de exibições relacionadas a temas propostos para discussão (seja de filme, clipes musicais ou vídeos da internet) intercaladas com debates e análise sobre a mídia vista e seu conteúdo. Até o momento, foram feitas leituras auxiliares e definição de como os jovens colocarão em prática o conteúdo discutido, além de um levantamento prévio de audiovisuais a serem exibidos. Nem todos foram definidos, uma vez que se espera que o participante também tenha a oportunidade de levar sugestões. Ao final das oficinas, será produzido um fanzine pelos participantes, distribuído na própria escola e um pequeno vídeo contendo depoimentos e observações dos estudantes sobre os conteúdos discutidos, a ser exibido nos intervalos das aulas. Desse modo, há também um retorno para a comunidade, eles terão a oportunidade não só de repensar sobre a mídia, como também de produzir e se ver nesses meios midiáticos. É uma perspectiva que visa ampliar a visão de mundo e aprimorar o acervo crítico e cultural dos estudantes. Afinal, também é necessário saber interpretar a mídia para aumentar a bagagem cultural e ter diálogos mais ricos e produtivos, analisando a sociedade de modo crítico e construtivo, uma vez que o consumo midiático também vai moldando formas de participação do indivíduo.
Palavras-chave Comunicação, Cultura pop, Mídia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.