Resumo |
É cada vez maior o número de pessoas que têm contato regular com, no mínimo, um meio de comunicação de massa, como publicações impressas, rádio, televisão e internet. “A própria constituição dos modos de ser e viver são hoje em grande parte con¬dicionados pelos padrões e modelos fornecidos pela cultura da mídia” (ROCHA, CASTRO, p. 50, 2009.). Por esta razão, este projeto nasceu com o objetivo de educar e gerar uma consciência crítica nos jovens em relação à cultura pop que faz parte do seu cotidiano, trabalhando com cinema, televisão, música e internet (vídeos). Com isso, espera-se formar cidadãos mais conscientes das implicações de seus consumos e com maior capacitação não só para o mercado de trabalho, como para a própria vida sociocultural. O projeto consiste numa parceria com escolas do município de Viçosa, para realizar oficinas, com a dinâmica de exibições relacionadas a temas propostos para discussão (seja de filme, clipes musicais ou vídeos da internet) intercaladas com debates e análise sobre a mídia vista e seu conteúdo. Até o momento, foram feitas leituras auxiliares e definição de como os jovens colocarão em prática o conteúdo discutido, além de um levantamento prévio de audiovisuais a serem exibidos. Nem todos foram definidos, uma vez que se espera que o participante também tenha a oportunidade de levar sugestões. Ao final das oficinas, será produzido um fanzine pelos participantes, distribuído na própria escola e um pequeno vídeo contendo depoimentos e observações dos estudantes sobre os conteúdos discutidos, a ser exibido nos intervalos das aulas. Desse modo, há também um retorno para a comunidade, eles terão a oportunidade não só de repensar sobre a mídia, como também de produzir e se ver nesses meios midiáticos. É uma perspectiva que visa ampliar a visão de mundo e aprimorar o acervo crítico e cultural dos estudantes. Afinal, também é necessário saber interpretar a mídia para aumentar a bagagem cultural e ter diálogos mais ricos e produtivos, analisando a sociedade de modo crítico e construtivo, uma vez que o consumo midiático também vai moldando formas de participação do indivíduo. |