Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 24

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia e manejo de doenças e pragas de plantas
Setor Departamento de Entomologia
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Antônio Venâncio Sant Anna
Orientador RAUL NARCISO CARVALHO GUEDES
Título Personalidade de carunchos e susceptibilidade a pós-abrasivos
Resumo O trabalho desenvolvido se deu sob várias perspectivas: num primeiro momento foram analisados os hábitos e comportamentos dos carunchos do milho, trabalho ao qual me dediquei durante um ano; já no período de renovação, auxiliei em experimentos com populações de Amphiareus constrictus, Orius tristicolor e Blaptostethus pallescens, predadores da traça do tomateiro (Tuta absoluta), além de acompanhar um experimento com abelhas das espécies Melipona quadrifasciata anthidioides, Scaptotrigona xanthotrica e Partamona cupira.
Pesquisas envolvendo a análise morfológica e comportamental do caruncho do milho se faz extremamente necessária tendo em vista o atual crescimento populacional, que exige uma maior demanda por alimentos. O que correlaciona esses alimentos com a morfologia dos insetos em questão é a obtenção de métodos capazes de controlar a praga causando o mínimo de danos possíveis ao ambiente e, principalmente, aumentar a produção.
Durante os experimentos com Amphiareus constrictus, Orius tristicolor e Blaptostethus pallescens, participei realizando a manutenção das populações, isto é, alimentando-os com ovos de Anagasta kuehniella e umedecendo o algodão para elevar a umidade no interior do pote, além de trocar regularmente inflorescências de picão para que esses insetos pudessem ovipositar.
Os experimentos com as abelhas consistiam em verificar os potenciais efeitos subletais de inseticidas nas mesmas, uma vez que elas, ao realizar a polinização de culturas agrícolas, acabam sendo expostas a inseticidas.
Todos esses experimentos têm um cunho fundamental para a sociedade, principalmente quando se trata de produção de alimentos. O caruncho do milho, em sua fase larval, se alimenta das sementes de milho, acarretando a perda da massa do grão e afetando a vitalidade das sementes. A traça do tomateiro ataca folhas e frutos. E as abelhas também trazem prejuízos, mas não com sua presença, pelo contrário, pela sua ausência, pois são fundamentais no processo de polinização, responsável pelo desenvolvimento dos frutos.
Palavras-chave Personalidade, Carunchos, susceptibilidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.