Resumo |
Esse trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa que foi realizada com o apoio da Pró-reitoria de Ensino da Universidade Federal de Viçosa, financiado pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBEN), e que traz como meta o fomento a pesquisas que discutam o tema ensino dentro e fora da universidade. O mote desta pesquisa é direcionado à forma como o trato da diversidade vem sendo inserido nos currículos dos cursos de licenciatura do Centro de Ciências Humanas da UFV, procurando identificar como as diretrizes referentes às Orientações Curriculares Nacionais que abordam a diversidade vêm sendo atendidas. São elas: A Resolução do CNE/CP 1/2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena, apoiada pelos Pareceres do CNE/CP 9/2001, CNE/CP 27/2001, o Parecer CNE/CES 429/2001 que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, o Parecer CNE/CES 67/2003 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Musica, Dança, Teatro e Design, a Resolução CNE/CP 1/2003 determinante das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Assim emerge a necessidade de refletir sobre o processo de formação de professores na UFV e procurar identificar de que maneira as orientações curriculares nacionais são, ao mesmo tempo acolhidas pelos cursos formadores e se estes vêm correspondendo à dinamicidade social e cultural, tanto dos estudantes em formação, quanto da realidade escolar. Observando também os aspectos fundamentais à formação de professores, tais como: a organização institucional, a definição e estruturação dos conteúdos contidos nos currículos, a vinculação dos cursos de formação as escolas de ensino básico, que proporcionam efetivamente ao docente em formação a vivência e a experiência dentro de um ambiente escolar, onde a diversidade está muito presente. Assim esta pesquisa busca apresentar os resultados alcançados durante o período de investigação, que perpassam pelas determinações legais encontradas nos diversos documentos oficiais, pelas orientações que se expressão nos Projetos Políticos Pedagógicos que interferem diretamente na formação de docentes e também as percepções adquiridas através das oficinas ministradas com os estudantes de graduação. Assim, demostrar mesmo que de forma ainda incipiente, como os cursos licenciatura da UFV vem formandos os futuros professores para trabalhar no ambiente escolar caracterizado pela dinamicidade dos sujeitos. |