Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 238

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rodrigo Kotinda Tanigava
Orientador JOSE CARLOS LOPES RIBEIRO
Outros membros GEICE PAULA VILLIBOR
Título Análise transiente de sistema mola-amortecedor de um veículo tipo Mini Baja
Resumo O sistema de suspensão veicular, comumente constituído por um sistema mola-amortecedor, tem a função de transmitir o peso do veículo ao pavimento e também de amortecer a vibração provocada pelas imperfeições do solo durante a movimentação do veículo. Nesse tipo de sistema, a mola armazena a energia de deformação devido a um impacto ou irregularidade e o amortecedor é o responsável por dissipar essa energia, não permitindo a rápida distensão da mola que provocaria oscilações do veículo. O dimensionamento adequado desses dois componentes define o comportamento do sistema de suspensão e o conforto propiciado pelo mesmo. O objetivo deste projeto de pesquisa consistiu no desenvolvimento de um programa computacional para análise transiente de modelos de 1/4 de veículo formados por um sistema mola-amortecedor, com base nos dados geométricos do veículo Mini Baja construído no DEP/UFV e com disponibilidade para uso nesta pesquisa. A ferramenta computacional foi desenvolvida com o intuito de analisar dois tipos de suspensão diferentes (modelo Duplo-A e Eixo Oscilante), ambos utilizados pela equipe UFVbaja em seu protótipo, além de ser possível a análise do modelo de 1/4 de veículo simplificado, em que as massas suspensa (carroceria) e não suspensa (conjunto de roda) transladam apenas no eixo vertical. O software desenvolvido foi validado para análise de sistemas de suspensão de 1/4 de veículo por meio de comparação com resultados obtidos por meio do software ADAMS, apresentando resultados muito bons, principalmente para os modelos de 1/4 de veículo simplificados (dianteiro e traseiro). Algumas pequenas diferenças nos valores de aceleração da massa não suspensa foram observadas no modelo Duplo-A. Essa mesma diferença também aparece no caso do modelo com Eixo Oscilante, embora com menor intensidade. Ressalta-se que em tais modelos ocorre rotação dos elementos durante o trabalho da suspensão e, no desenvolvimento das equações de movimento, essas acelerações angulares foram desprezadas nas equações de equilíbrio. No entanto, ressalta-se ainda que na massa suspensa, que corresponde à parte do veículo onde estão os ocupantes e, portanto, é a que define o conforto proporcionado pelo sistema de suspensão, os picos de aceleração obtidos pelos dois programas são praticamente idênticos. Além disso, as demais respostas dos programas para o modelo em Duplo-A e com Eixo Oscilante (deslocamentos, velocidades e forças) são muito semelhantes. Destaca-se que a validação experimental inicialmente proposta não obteve sucesso, pois o processo de dupla integração das acelerações medidas, de modo a obter os deslocamentos correspondentes, produziu resultados incompatíveis com a realidade observada, evidenciando o erro de viés dos acelerômetros, causado pelo deslocamento do “zero” no sensor a cada excitação. Para trabalhos futuros, sugere-se a utilização de outros tipos de sensores de modo que os dados experimentais possam também ser utilizados na validação.
Palavras-chave dinâmica veicular vertical, modelo de 1/4 de veículo, modelagem de suspensões
Forma de apresentação..... Oral
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