Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 230

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cleiton Sávio de Oliveira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Cassia Silva Freitas, Karla do Vale Silva
Título Projeto: Vivendo e preservando o meio ambiente
Resumo O Tema meio ambiente é bastante abrangente. É um tema abordado por diversos campos do conhecimento, sendo na Escola considerado um dos temas transversais. Esta pesquisa teve como objetivo geral trabalhar com os diversos temas que permeiam a discussão ambiental, buscando a relação entre ensino, pesquisa e extensão para os alunos da Educação de Jovens e Adolescentes – EJA da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, situada em Viçosa - MG. Além disto, procurou contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Este trabalho, desenvolvido em turmas da EJA do ensino fundamental, apresenta os resultados de um projeto inserido nas propostas das atividades do PIBID/CAPES-Geografia. A temática abordada na primeira etapa do projeto foi baseada em aulas expositivas e vídeo debates sobre meio ambiente, recursos naturais, sociedade e consumismo. Desta forma, foi possível despertar os alunos para um debate critico sobre o tema. Em seguida foi realizada uma oficina introdutória sobre o que é uma paródia, tendo como objetivo a elaboração de um evento onde as turmas apresentassem temas relacionados ao meio ambiente a partir de paródias. Este projeto envolveu todas as demais disciplinas da escola, possibilitando um caráter interdisciplinar ao trabalho, o que proporcionou melhor integração entre alunos e professores. No evento, as melhores paródias, escolhidas entre a comunidade escolar foram apresentadas. As melhores paródias, escolhidas por um júri, receberam premiação e durante sua apresentação foram acompanhadas por um grupo de viola e sanfona. O evento teve grande receptividade na comunidade escolar, contou com a participação de familiares e alcançou os objetivos esperados. Para elaboração de qualquer evento no ambiente escolar, precisamos capacitar os alunos para que estes possam atuar em uma sociedade que exige competências específicas em contextos diversos. A temática meio ambiente é de discussão pertinente para que se permita mostrar ao aluno as diversas possibilidades de atuação social.
Palavras-chave PIBID, Meio Ambiente, Geografia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.