Resumo |
O projeto Educação Ambiental Popular: Um Trabalho Interdisciplinar e Agroecológico, na Escola Municipal José Ferreira do Nascimento, São Mateus, Município de Paulo Cândido – MG, tem como objetivo principal criar de forma interativa situações que venham promover a Educação Ambiental Popular na escola e na comunidade, visando uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as questões ambientais. Especificamente, foram desenvolvidas oficinas lúdicas nas quais se discutiu sobre os principais desafios para a preservação ambiental. Além disso, foram realizadas oficinas de reciclagem, exposição de murais sobre meio ambiente na escola, motivadas pela exibição de vídeos educativos, com posteriores atividades que levaram a confecção de fantoches, objetos caseiros, brinquedos, utilizando-se de sucatas (papel, papelão, garrafa pet, caixa de leite e etc.). Excursões orientadas em torno da escola, gincanas e diversas dinâmicas também constaram no planejamento das atividades. Isto, de forma a incentivar crianças, os jovens e comunidade á diagnosticarem seus problemas e estabelecerem soluções práticas de modo coletivo, por meio de discussão e reflexão, o que proporcionou a todos os envolvidos, a autonomia em suas ações e busca por melhoria da qualidade de vida. Tais atividades resultaram ainda na mudança de comportamento, tanto para a escola, no que se refere à mudança de abordagens dos professores, em sala de aula, e consequentemente dos estudantes, principalmente no que tange ao gosto para o trabalho em grupo e a tomada de consciência sobre meio – ambiente. Finalmente, o tema trabalhado sobre meio ambiente permitiu que todos vivenciassem a realidade ambiental do momento, o que facilitou a compreensão e interesse de todos os envolvidos. Ademais, a partir das discussões, muitas atividades foram redimensionadas, isto permitiu á equipe deste projeto, coordenadores, bolsistas e voluntários, uma aproximação maior do contexto cultural que os professores, alunos e seus familiares vivenciam na escola e na comunidade, no seu cotidiano, facilitando desta forma a nossa compreensão e o estímulo para encaminhar novos projetos. |