Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 220

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Divisão de Extensão
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Daniela Henriques Euclides
Orientador FERNANDO ANTONIO PEREIRA DA SILVA
Outros membros MARIA DO CARMO FONTES, Marinara de Aguiar Capobiango, Syntia Aparecida de Oliveira Resende
Título Educação Ambiental Popular: Um Trabalho Interdisciplinar e Agroecológico.
Resumo O projeto Educação Ambiental Popular: Um Trabalho Interdisciplinar e Agroecológico, na Escola Municipal José Ferreira do Nascimento, São Mateus, Município de Paulo Cândido – MG, tem como objetivo principal criar de forma interativa situações que venham promover a Educação Ambiental Popular na escola e na comunidade, visando uma educação que forme e informe para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as questões ambientais. Especificamente, foram desenvolvidas oficinas lúdicas nas quais se discutiu sobre os principais desafios para a preservação ambiental. Além disso, foram realizadas oficinas de reciclagem, exposição de murais sobre meio ambiente na escola, motivadas pela exibição de vídeos educativos, com posteriores atividades que levaram a confecção de fantoches, objetos caseiros, brinquedos, utilizando-se de sucatas (papel, papelão, garrafa pet, caixa de leite e etc.). Excursões orientadas em torno da escola, gincanas e diversas dinâmicas também constaram no planejamento das atividades. Isto, de forma a incentivar crianças, os jovens e comunidade á diagnosticarem seus problemas e estabelecerem soluções práticas de modo coletivo, por meio de discussão e reflexão, o que proporcionou a todos os envolvidos, a autonomia em suas ações e busca por melhoria da qualidade de vida. Tais atividades resultaram ainda na mudança de comportamento, tanto para a escola, no que se refere à mudança de abordagens dos professores, em sala de aula, e consequentemente dos estudantes, principalmente no que tange ao gosto para o trabalho em grupo e a tomada de consciência sobre meio – ambiente. Finalmente, o tema trabalhado sobre meio ambiente permitiu que todos vivenciassem a realidade ambiental do momento, o que facilitou a compreensão e interesse de todos os envolvidos. Ademais, a partir das discussões, muitas atividades foram redimensionadas, isto permitiu á equipe deste projeto, coordenadores, bolsistas e voluntários, uma aproximação maior do contexto cultural que os professores, alunos e seus familiares vivenciam na escola e na comunidade, no seu cotidiano, facilitando desta forma a nossa compreensão e o estímulo para encaminhar novos projetos.
Palavras-chave educação ambiental, educação popular, agroecologia
Forma de apresentação..... Oral
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