Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 209

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Pollyana Teixeira da Silva
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Aline de Oliveira Rodrigues, Aparecida de Paula Machado, Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Glauciane Aparecida Pereira, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Joseane Dias da Silva, Taís Ribeiro Fortes
Título Educação para o consumo de alimentos transgênicos: Usar ou não usar transgênicos, eis a questão. A informação como mediadora da relação de consumo no âmbito familiar. Um estudo de caso na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, Viçosa-MG
Resumo A técnica da transgenia contribui para o melhoramento genético de plantas, podendo levar a variedade de produtos e uma maior produção de alimentos, objetivando acabar com a fome mundial. No entanto informações sobre organismos geneticamente modificados (OGMs) precisam chegar à população de uma forma clara, evidenciando aspectos sobre: segurança alimentar, suas reais vantagens para os indivíduos e o meio ambiente. O objetivo da pesquisa foi identificar o consumo de OGMs e o grau de conhecimento das famílias dos estudantes da ESEDRAT sobre estes alimentos e se a falta de conhecimento sobre os produtos transgênicos pode ser um dificultador no processo decisório e no consumo destes pelas famílias. A pesquisa foi realizada na cidade de Viçosa-MG, com estudantes do ensino médio da “Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres” (ESEDRAT) e suas respectivas famílias, selecionadas de forma aleatória. Utilizou-se dos Qualificativos Associados, composto de duas etapas (características espontâneas e induzidas). Os dados conseguidos foram tabulados, descritos, permitindo algumas conclusões. A primeira etapa (características espontâneas) se pautou em avaliar o conhecimento das famílias sobre o conceito de transgênicos. A ideia é que, as palavras mencionadas pelos familiares dariam sentido ao conceito de transgênico, evidenciando se havia conhecimento prévio destas em relação ao tema (imagem construída sobre o tema). A segunda etapa consistiu em selecionar as palavras mais citadas na primeira etapa, para a construção de um questionário fechado, no qual as famílias pudessem escolher as palavras que fossem mais explicativas do conceito de transgênicos. Identificando ao final o que poderia ser considerado consenso entre os entrevistados, sobre tal conceito. O estudo evidenciou que a temática transgenia ao ser abordada em sala de aula dentro de várias disciplinas, facilita a compreensão da aplicação destes pois estes estão em diferentes momentos do cotidiano, do indivíduo e de sua família, como exemplo, vestuário, habitação, alimentação e saúde. No entanto os dados revelaram que a associação do tema pelos estudantes e suas respectivas famílias refere-se inicialmente mais com a alimentação e a questões diretamente ligadas a ela, como a maior produção e resistência dos alimentos a pragas, dentre outras. Concluiu-se também que, os estudantes e suas famílias não desconhecem o conceito de transgênico ou demonstram preconceito sobre o tema. Portanto a pergunta “usar ou não usar transgênicos, eis a questão” possui uma resposta de fórum individual podendo se diferenciar para cada cidadão. Entretanto tal liberdade será expressada desde que estes tenham informação suficiente para opinar e ser crítico diante das diferentes opções apresentadas durante o processo de consumo de OGMs.
Palavras-chave Transgênicos, segurança alimentar, família e educação para o consumo
Forma de apresentação..... Painel
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