Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 196

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Química
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor ABIGAIL BRANDAO BARROSO
Orientador ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Outros membros ANADIA MARIA DOS ANJOS COSTA
Título Projeto aquecedor solar de baixo custo (asbc): desenvolvimento sustentável, educação ambiental e qualidade de vida - placa de pvc
Resumo Este projeto tem como objetivo a construção de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC), demonstrando a possibilidade de aquecimento de água sem o uso de energia elétrica, utilizando materiais alternativos e de fácil aquisição. Os estudantes-pesquisadores de ensino médio, bolsistas BIC-JR tiveram a oportunidade de: 1) introduzir-se no desenvolvimento de pesquisa científica; 2) entender o processo de troca de calor por convecção na água; 3) discutir a utilização de fontes renováveis e limpas de energia; 4) questionar os benefícios e/ou malefícios da aplicação dessa tecnologia para atender as pessoas menos favorecidas ou desprovidas de energia elétrica e recursos financeiros; 5) discutir a importância de economia de energia e de água e relacionar com processos de preservação ambiental; 6) discutir os fatores para otimizar a transformação de energia solar em calor e como determinar a eficiência por meio de medidas de temperatura da água; 7) distinguir isolantes térmicos de condutores e entender as suas utilidades práticas; 8) relacionar as atividades do projeto com os conceitos vistos em sala de aula na escola.; 9) vivenciar a construção de um aquecedor solar com materiais de baixo custo e 10) correlacionar as atividades do projeto, com desenvolvimento sustentável, educação ambiental e qualidade de vida. Para o desenvolvimento do projeto os bolsistas estão realizando uma discussão teórica sobre assuntos relativos ao uso racional de água e energia, bem como a temas cotidianos ligados à formação da cidadania e ao emprego de conceitos físicos: geração e transmissão de energia elétrica (hidroelétrica, termoelétrica, nuclear, solar e eólica), cálculo da conta de energia elétrica, formas de fazer medidas de consumo de energia dos aparelhos elétricos, procedimentos e formas de economia de energia e água. Numa etapa inicial, foi realizada uma discussão teórica sobre assuntos relativos ao funcionamento de um aquecedor solar, dando ênfase para as transformações de energia ligadas ao seu funcionamento: energia solar em energia térmica, propagação de calor por convecção. na fase seguinte, foram construídos modelos de aquecedores solares, com base na estudo e na pesquisa realizada.
Palavras-chave energia solar, aquecedor solar, qualidade de vida
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.