Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Química
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Renata Aparecida Soares
Orientador Vinicius Catão de Assis Souza
Outros membros Lúcia Soares Ferreira, Mateus José dos Santos
Título Articulação do conhecimento químico através de atividades com enfoque socioambientais: O desperdício de alimentos na Escola em foco.
Resumo Pode-se apontar que o desenvolvimento socioeconômico e as mudanças de hábitos fizeram com que a população passasse a desperdiçar um grande número de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, capazes de gerar inúmeras consequências indesejáveis no âmbito local e/ou global. Nesse sentido, foi organizado e implementado um projeto pelos bolsistas do PIBID Química na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, atendendo alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre as consequências ocasionadas pelo desperdício de alimentos na merenda escolar e o que pode ser feito de modo a reaproveitar o alimento no local onde ele é gerado. O referido projeto foi estruturado em duas etapas distintas. A primeira consistiu na montagem de um documentário organizado pelos alunos, visando conhecer as opiniões de diferentes pessoas da comunidade viçosense a respeito do desperdício de alimentos e, desta forma, apresentar este documentário para a comunidade escolar com o objetivo de conscientizar e apresentar possíveis soluções para o problema em questão. A segunda etapa do projeto consistiu na montagem de biodigestores com o resto de alimentos desperdiçados da merenda escolar, gerando adubo orgânico para a horta e plantas da Escola. Durante o desenvolvimento do projeto, percebemos um engajamento dos alunos que passaram a refletir com criticidade a problemática trabalhada. Além disso, os alunos coletaram diferentes entrevistas, dentre elas, a diretora da Escola, feirantes de Viçosa e uma pessoa do poder público, onde tiveram a oportunidade de conhecer opiniões da população em geral com relação ao desperdício de alimentos. Com relação à construção dos biodigestores, etapa ainda em desenvolvimento, os alunos perceberam que é possível reduzir o alimento desperdiçado no local onde ele é gerado, compreendendo os fenômenos químicos envolvidos nesta etapa. Por fim, é importante salientar que atividades desta natureza que suscitam discussões no âmbito escolar de cunho social e ambiental podem permitir o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos críticos, estimulando a tomada de decisões importantes, como por exemplo, o descarte adequado do lixo e maneiras de se reaproveitar os alimentos de modo a reduzir os impactos ambientais. Assim, quando estes alunos são expostos a situações problemas do dia a dia, terão a oportunidade de agir com criticidade, de modo a melhorar a sociedade a qual eles se encontram inseridos.
Palavras-chave biodigestores, desperdício de alimentos, lixo.
Forma de apresentação..... Painel
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