Resumo |
Criado em 2011, junto ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa- UFV, o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais - CELIB, tem por objetivo o ensino/aprendizagem da LIBRAS para ouvintes, como segunda língua, como forma de comunicação e como modo de inclusão social na comunidade surda. O curso visa formar profissionais da área para a atuação com a LIBRAS, tendo o foco de desenvolver a comunicação dessa língua para ouvintes, por meio de práticas pedagógicas significativas ao ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de comunicação. O CELIB oferece cursos regulares de LIBRAS em diferentes níveis e atividades e cursos eventuais para fins específicos. Dessa forma, possibilita a oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Letras e proporciona a troca de experiências vivenciadas em relação à língua. Assim sendo, percebemos que o curso é um espaço de treinamento e orientação adequados para formar professores melhores capacitados, com a obtenção de habilidades e de competências no ensino e aprendizagem de uma segunda língua. Também é um espaço voltado a contribuir com a comunidade em geral, oferecendo a oportunidade de um novo nicho de mercado, do enriquecimento cultural e da sensibilização desses sujeitos quanto à inclusão social. Foram realizadas reuniões semanais com a presença da coordenadora para orientação na organização do cronograma e estruturação dos planos de aula; construímos materiais lúdicos que facilitassem o ensino/aprendizagem da LIBRAS como prática pedagógica; realizamos um grupo de estudos para a formação dos professores acerca das metodologias de ensino e da estrutura gramatical da LIBRAS. Em meio aos resultados alcançados ao longo do projeto, podemos mencionar que, conseguimos oferecer cursos regulares de Língua Brasileira de Sinais em níveis de básico I e II e intermediário I; além desses, obtivemos um curso intensivo de básico I e II para funcionários do aeroporto Itamar Franco, situado na cidade de Rio Novo - MG. No decorrer do curso, analisamos que houve uma grande procura dos alunos da universidade e da comunidade em aprender a LIBRAS, além do mais, a comunidade envolvida está inteiramente satisfeita com o curso, pois, este vem a contribuir na formação do acadêmico, além de possibilitar a construção de uma visão crítica e reflexiva, sensibilizando-os quanto à inclusão social. Portanto, o projeto nos possibilitou experiências que serão de grande valia para nossa formação, e as transformações alcançadas dizem respeito à oportunidade dos futuros professores de Letras desenvolver uma atividade reflexiva, com abrangência no mercado de trabalho e com a sensibilização para o cesso da comunidade surda no âmbito escolar e socuakl via comunicação e interação em LIBRAS. |