Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 181

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luana Isabel Gonçalves de Lima
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais – CELIB
Resumo Criado em 2011, junto ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa- UFV, o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais - CELIB, tem por objetivo o ensino/aprendizagem da LIBRAS para ouvintes, como segunda língua, como forma de comunicação e como modo de inclusão social na comunidade surda. O curso visa formar profissionais da área para a atuação com a LIBRAS, tendo o foco de desenvolver a comunicação dessa língua para ouvintes, por meio de práticas pedagógicas significativas ao ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de comunicação. O CELIB oferece cursos regulares de LIBRAS em diferentes níveis e atividades e cursos eventuais para fins específicos. Dessa forma, possibilita a oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Letras e proporciona a troca de experiências vivenciadas em relação à língua. Assim sendo, percebemos que o curso é um espaço de treinamento e orientação adequados para formar professores melhores capacitados, com a obtenção de habilidades e de competências no ensino e aprendizagem de uma segunda língua. Também é um espaço voltado a contribuir com a comunidade em geral, oferecendo a oportunidade de um novo nicho de mercado, do enriquecimento cultural e da sensibilização desses sujeitos quanto à inclusão social. Foram realizadas reuniões semanais com a presença da coordenadora para orientação na organização do cronograma e estruturação dos planos de aula; construímos materiais lúdicos que facilitassem o ensino/aprendizagem da LIBRAS como prática pedagógica; realizamos um grupo de estudos para a formação dos professores acerca das metodologias de ensino e da estrutura gramatical da LIBRAS. Em meio aos resultados alcançados ao longo do projeto, podemos mencionar que, conseguimos oferecer cursos regulares de Língua Brasileira de Sinais em níveis de básico I e II e intermediário I; além desses, obtivemos um curso intensivo de básico I e II para funcionários do aeroporto Itamar Franco, situado na cidade de Rio Novo - MG. No decorrer do curso, analisamos que houve uma grande procura dos alunos da universidade e da comunidade em aprender a LIBRAS, além do mais, a comunidade envolvida está inteiramente satisfeita com o curso, pois, este vem a contribuir na formação do acadêmico, além de possibilitar a construção de uma visão crítica e reflexiva, sensibilizando-os quanto à inclusão social. Portanto, o projeto nos possibilitou experiências que serão de grande valia para nossa formação, e as transformações alcançadas dizem respeito à oportunidade dos futuros professores de Letras desenvolver uma atividade reflexiva, com abrangência no mercado de trabalho e com a sensibilização para o cesso da comunidade surda no âmbito escolar e socuakl via comunicação e interação em LIBRAS.
Palavras-chave LIBRAS, Formação de professores, Inclusão social.
Forma de apresentação..... Oral
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