Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1790

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lidiane da Silva Jacinto
Orientador Michelle Aparecida Gabrielli
Título Quando a Dança é Reza dentro do Terreiro: Um Estudo da Corporeidade acerca do Candomblé e Umbanda
Resumo A vinda dos negros para o Brasil se iniciou logo nas primeiras décadas do século XVI. Até fins do mesmo, os vários ciclos econômicos foram bem alimentados por meio do trabalho da mão-de-obra escrava. Para falar de religião afro-brasileira, é necessário entender as religiões que deixaram suas marcas em terras brasileiras. As missas da Igreja Católica advindas dos portugueses tinham as rezas proferidas em latim, o som das campânulas e a fumaça aromática exerciam certo fascínio sobrenatural no qual as pessoas entravam em êxtase. O Candomblé refere-se a um grande universo mágico, de tradições milenares, passadas oralmente de pai para filho desde os tempos das tribos africanas. Originalmente com base vinda da África, porém formada no Brasil sob influência Kardecista, a Umbanda se espalhou pelo Brasil a partir de século XX. Legitimando a Umbanda como uma religião genuinamente brasileira. Mediantes tais considerações, este trabalho teve como objetivo coletar e registrar informações relacionadas ao Centro Cultural de Referência e Pesquisa da Cultura Afro-brasileira também chamado de Casa de Candomblé e Umbanda Ilê Ayê de Oxóssi. Para realizar a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como base a pesquisa descritiva e os métodos da investigação bibliográfica e estudo de caso. Deste modo, foram produzidos relatórios descritivos, que possibilitaram reflexões acerca do objeto escolhido e, entrevistas com os praticantes do Candomblé e da Umbanda na tentativa de compreender suas sensações dentro dos rituais, além de ter sido analisada a movimentação corporal dos mesmos, ressaltando a relevância da dança dos "Orixás e Entidades" em consonância a teóricos que abordam a temática em questão. Buscou-se um constante diálogo entre os referenciais teóricos, trabalho de campo junto aos pontos centrais do Candomblé e da Umbanda, o que trouxe conceitos e significados para esta pesquisa. Assim, obteve-se uma base de dados consistente para estudar as movimentações descritas e realizadas pelos praticantes. Alguns dos resultados alcançados, deve-se a compreensão dos "filhos de santo" quanto à dança dos "Orixás e Entidades" no próprio corpo, visto que muitos dos pesquisados são iniciantes e ainda estudam os meios de incorporação e desincorporação; entendimento da relação entre a movimentação observada de cada um à teoria estudada. Percebeu-se por meio deste estudo que a religião foi uma das maiores contribuições africanas. Observou-se que a Umbanda se originou e o Candomblé se sustenta até os dias atuais, entrelaçando sua dança - com características próprias - aos seres místicos.
Palavras-chave Dança, Candomblé, Umbanda
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.