Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1775

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Bianca Barbosa da Silva
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Janaina Becari Moreira, Jaqueline Miranda Barbosa, Letícia Calovi de Carvalho Santos, Tiago Moura Guimarães Pereira
Título Equoterapia
Resumo Introdução: A equoterapia é reconhecida como método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo é o agente promotor de ganhos físicos e psicológicos, já que, o aluno usa o corpo inteiro para a realização da prática, sendo o professor um agente facilitador desse método. Sendo uma atividade capaz de abranger corpo e mente pode ser utilizada para melhoria na qualidade de vida de pessoas com diversas deficiências. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. A necessidade de profissionais capacitados para o atendimento a este público alvo leva a um compromisso com a inclusão social. Objetivos: Proporcionar aos alunos ganhos motores, cognitivos e sociais utilizando o cavalo na perspectiva da equoterapia. Metodologia: O projeto é desenvolvido em uma propriedade localizada no bairro Silvestre em Viçosa-Mg e faz parte do Programa de Atividade Fisica Adaptada (PROAFA). As aulas são realizadas uma vez por semana e tem duração média de 50 minutos desde a preparação do cavalo, o tempo montado e o pós-aula. Participam do projeto 4 alunos, na faixa etária de 3 a 21 anos. São realizados exercícios durante a montaria, utilizando materiais e brincadeiras diversas que estimulem o desenvolvimento psicomotor das crianças. O andamento do cavalo foi utilizado de acordo com as necessidades dos alunos. Após as intervenções são confeccionados relatórios com as principais respostas dos alunos as atividades, estes servem de guia para futuras intervenções e discussão do trabalho realizado posteriormente. Resultados: A partir da observação direta do comportamento dos alunos, relato dos cuidadores e registros dos relatórios de aulas, foi possível verificar a evolução dos alunos nos quesitos motores, cognitivos e sociais. Se tratando de atividades que exigem a participação do corpo inteiro, estas contribuíram, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e postura, requisitos básicos para a equitação. Por meio da relação com o cavalo, os praticantes aprenderam a controlar suas emoções iniciais, por exemplo o medo. Ao mesmo tempo, que ocorrem sentimentos de liberdade, independência e capacidade, que são importantes na aquisição da autoconfiança e auto estima. Conclusão: Conclui-se que a intervenção terapêutica usando o cavalo como agente promotor de ganhos, traz benefícios para seu praticante, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida.
Palavras-chave Equoterapia, Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Psicomotor
Forma de apresentação..... Painel
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