ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Formação de professores/educadores |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Deivid da Silva Costa |
Orientador | Denise de Figueiredo Barbosa |
Título | Os diferentes tipos de metodologias utilizadas em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem |
Resumo | Sabemos que ensinar sempre foi uma tarefa difícil. São inúmeras as situações que desviam a atenção dos alunos em sala de aula. Dessa forma, a busca por metodologias alternativas, que chamem a atenção do estudante, torna-se essencial para um bom processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. Sendo assim, foi feita uma pesquisa com alunos e professores do Ensino Médio de uma escola pública de Viçosa, a fim de comparar a impressão desses dois segmentos sobre vários aspectos relacionados à aplicabilidade dessas metodologias em sala de aula. A metodologia da pesquisa se baseou na aplicação de um questionário semi estruturado a professores e alunos da segunda série do Ensino Médio. Em relação aos alunos, a análise dos questionários evidenciou que a principal metodologia utilizada pelos professores, em sala de aula, eram as aulas predominantemente teóricas (32% das respostas). Com isso, 36% dos alunos declararam não estar satisfeitos com as metodologias utilizadas por seus professores e, 98% citaram que as metodologias diferenciadas poderiam contribuir para uma melhoria na aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias que os alunos citaram como as mais atrativas foram as aulas práticas, discussões e aulas com recursos audiovisuais. Por outro lado, as aulas teóricas com quadro e giz foi a metodologia citada por 42% deles como a que torna a aula mais cansativa. Os resultados também evidenciaram que 71% dos alunos reconhecem que a escola não oferece condições para o desenvolvimento de aulas diferenciadas. A análise dos questionários aplicados aos professores confirmou que aulas teóricas e de exercícios predominam no dia a dia, apesar de 100% deles reconhecerem que métodos diferenciados poderiam trazer melhores resultados. Na opinião da maioria dos professores entrevistados, essas metodologias não são utilizadas com maior frequência por falta de tempo para preparar as aulas. Adicionalmente, 55% dos professores ressaltaram que a escola não oferece suporte para o desenvolvimento de aulas diferenciadas. O questionário também evidenciou que 91% dos professores consideram que os alunos possuem interesse por aulas diferenciadas e que há relação entre a metodologia aplicada, o conteúdo abordado e a aprendizagem dos alunos (82% dos entrevistados). Conclui-se, portanto, que a grande maioria dos professores e alunos reconhece que metodologias diferenciadas e inovadoras são fundamentais para uma aula de boa qualidade, que propicie satisfação ao professor e melhoria na aprendizagem dos alunos. Apoio financeiro: CAPES/PIBID |
Palavras-chave | metodologias, ensino-aprendizagem, sala de aula |
Forma de apresentação..... | Oral |