Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1760

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Rodrigo Ribeiro Sena
Orientador CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA
Outros membros Gabriel Matielo Silveira, LEONICE APARECIDA DOIMO, Rafael Fernandes de Freitas, Renato de Castro Paiva, Sandra Magda Ferreira Mendes
Título Ginastica Artística e Ginastica de Trampolim: uma opção saudável
Resumo Atividade física é considerada toda e qualquer atividade que ocorra dispêndio energético, e exercício é uma atividade física planejada, estruturada e organizada. Neste projeto objetiva-se desenvolver as modalidades esportivas Ginástica Artística e Ginástica de Trampolim, que ao longo de sua construção tentaram superar as dificuldades dos movimentos através da criação e utilização de equipamentos que permitissem saltos, posições invertidas e movimentos que dependem de força, agilidade, velocidade e equilíbrio e ainda trabalha com o sistema aeróbico. Além disso, possibilita que crianças, jovens, adultos e acadêmicos da cidade de Viçosa tenham contato com uma modalidade olímpica de difícil acesso, pelo alto custo dos aparelhos. Promove melhoria da qualidade de vida dessa população através da prática de atividades específicas pensando na socialização no desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas. Além do que já foi exposto os alunos do projeto adquiram o habito de realizar exercícios físicos diários ao longo da vida. O projeto acontece na cidade de Viçosa-MG no Pavilhão de Ginastica (PVG) situado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele é organizado em três etapas: a primeira é a divulgação em escolas com visitação nas salas de aula, distribuição de panfletos e fixação de cartazes tanto nas escolas quanto em pontos de comércio da cidade de Viçosa e no campus da UFV; a segunda etapa consiste em uma aula experimental com cadastramento dos alunos e realização de medidas de peso e estatura e na terceira etapa, aulas são ministradas por alunos do curso de Educação Física da UFV. As aulas são preparadas previamente e consistem em mesclar os fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolim com atividades lúdicas. Para facilitar e estimular o desenvolvimento dos alunos, os monitores dividiram os participantes em turmas de 3 a 6 anos, 7 a 17 anos e acima de dezoito anos, com o máximo de 15 pessoas por turma, duração de 1:30 (uma hora e trinta minutos) e com frequência semanal de 2 dias. Podemos perceber que, incluindo atividades lúdicas nas aulas ministradas, estas se tornavam mais dinâmicas e prazerosas, além do mais há maior interação entre os participantes. Isto também fica evidenciado na turma acima de dezoito anos, inclusive é possível observar uma melhora na coordenação em todos os níveis. A interação e socialização dos alunos para com os professores e entre eles mesmos também foram observadas de maneira positiva. Outro ponto que podemos destacar é a assiduidade dos alunos e a admiração pela modalidade. Com os resultados alcançados até o momento pode-se dizer que a escolha da Ginástica Artística e Ginástica de Trampolim auxiliam na socialização e melhora da coordenação dos movimentos do corpo, além de ser uma prática saudável e trazer benefícios que certamente contribuirá para maior qualidade de vida e para uma escolha de vida saudável.
Palavras-chave Ginastica Artística, Atividade física, saúde
Forma de apresentação..... Painel
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