ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Marina Gabriela dos Santos |
Orientador |
JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO |
Outros membros |
Augusto Renan Rocha Severo dos Santos, Beatriz Gomes Cornélio, Danusi de Paula Rodrigues, Franciane Conceição da Silva, Juliana Cristina Costa, Rodrigo Fernandes de Oliveira, Rute Silva Santos, Tuwile Jorge Kin Braga |
Título |
Cosmovisão Africana na Lei 10.639/2003: Ampliando o debate por uma educação afrocentrada. |
Resumo |
A inclusão das discussões em torno da história da África, dos africanos e dos afro-brasileiros torna-se obrigatória nos currículos escolares do país com a criação da lei 10.639/2003. Para além da legalidade, a legitimidade destas temáticas no campo educacional impulsionaram a elaboração do presente projeto pelos professores, estudantes e entidades parceiras que compõem o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros de Viçosa/NEAB. O objetivo central é o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade racial que qualifiquem os professores da Escola Estadual Professor Lopes Sebastião de Carvalho a inserirem o estudo da cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Além das oficinas realizadas com a comunidade escolar, o NEAB realiza atividades junto a comunidade viçosense e universitária problematizando a atual situação da população negra no Brasil, a questão de cotas para pretos e pardos nas universidades federais e a interface de gênero e raça/etnia. Ao longo do primeiro semestre o NEAB/UFV desenvolveu oficinas junto aos professores da escola parceira, envolvendo diferentes temáticas. Uma dessas oficinas foi a intitulada "Juventude Negra", que teve como objetivo destacar a atual situação de vulnerabilidade dos jovens negros no Brasil, uma vez que estes não têm garantida a sua cidadania, com dificuldades de acesso a educação de qualidade, lazer, cultura, saúde e moradia; falta de políticas de inclusão da população afro-brasileira e a constante desconstrução da identidade negra a qual são submetidos. Também foi realizada pelo NEAB a Calourada Negra 2013, que teve como objetivo a reflexão sobre a espacialização do negro e da negra na sociedade bem como dentro da Universidade. Na calourada foram desenvolvidas atividades com o intuito de desconstruir alguns estereótipos enraizados no cotidiano, a partir da sensibilização dos vários aspectos da cultura negra e da importância dos afro-brasileiros na construção da sociedade brasileira e de sua luta pela igualdade de direitos. Em agosto o projeto desenvolveu suas ações no Terreiro Cultural promovido pelo Programa Teia no distrito de Airões, MG. Essas ações elaboradas e executadas pelo NEAB junto à comunidade são de grande relevância pois promovem diálogos e atividades que tratam da autoafirmação da população negra através da valorização da sua cultura e resgate de sua ancestralidade, promovendo a igualdade racial e a valorização da diversidade cultural. |
Palavras-chave |
diversidade etnicorracial, lei 10.639/2003, educação afrocentrada |
Forma de apresentação..... |
Oral |