Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 174

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jéssica Santana Lopes
Orientador LAENE MUCCI DANIEL
Outros membros Bianka Rodrigues da Silva, Isabela Careta Campanha, Jessica Silva da Cruz, Karina Mendes da Costa, Mateus Dias Pires, Robson Evangelista dos Santos Filho, Thalison Lucas de Oliveira
Título O Expresso: jornal-mural feito para quem anda de ônibus
Resumo O projeto Comunicação em Movimento (surgido em agosto de 2011) produz o jornal O Expresso que circula nos ônibus de Viçosa e é voltado especificamente para os usuários desse transporte coletivo. O Expresso se distingue entre os outros jornais do munícipio por sua periodicidade mensal e por ser gratuito. Além disso, o jornal pauta pessoas comuns da sociedade que, geralmente, não são destaque na grande mídia. Além de levar informação e entretenimento para o público, o jornal possibilita aos estudantes de jornalismo um maior contato com o fazer jornalístico e também uma oportunidade de colocar em prática conceitos aprendidos em sala de aula, vivenciando experiências enriquecedoras para a futura profissão. A equipe d’O Expresso dividida entre redação, fotografia, arte, revisão, assessoria de imprensa, pesquisa e diagramação se reúne uma vez por semana e mantém contato diário pelas redes sociais. Além de produzir o jornal e distribui-lo, esse grupo realiza pesquisas a fim de aumentar a proximidade com o público-alvo procurando atender às suas sugestões e pedidos na escolha de temas (pautas) do jornal. O Expresso é dividido em cinco seções: perfil (que aborda um morador de bairros de Viçosa); prestação de serviços (que traz informações úteis ao dia-a-dia do cidadão); No balanço do busão (ilustração de temas do cotidiano de quem anda de ônibus); Papo Passageiro (histórias contadas por passageiros dentro da lotação); e Da janela (uma foto do ponto de vista de quem está dentro do ônibus). O Expresso já está na sua 10ª edição. E uma edição especial edição foto-ilustrativa com matérias do tipo prestação de serviços foi produzida a partir de pesquisa realizada com o público-alvo nos meses de março e abril. Outras ações já foram feitas pelo projeto, como entrevistas ao vivo e produção de spots veiculados em rádios da cidade que ajudam na divulgação do trabalho. O amadurecimento do projeto é perceptível pela evolução do grupo que conta com uma motivação a mais, já que o trabalho produzido ganhou o prêmio de melhor jornal- mural do Brasil no congresso Intercom Nacional na Exposição de Trabalhos Experimentais em Comunicação em 2012 e em 2013 esteve entre os cinco melhores do Intercom Sudeste. Além das atividades extensionistas, a pesquisa científica também é realizada, por meio de produção de artigos submetidos a revistas e congressos da área. A equipe do Expresso destaca a importância de consultar e interagir mais constantemente com o público-alvo. Os principais objetivos já estão sendo atingidos como o de entreter e informar o usuário de ônibus além de possibilitar um jornal produzido para eles. A equipe precisa avançar e dessa maneira, intensificar a participação do público por meio de reuniões com as associações de bairros, questionários, oficinas, entre outros, para que eles participem sugerindo pautas, e quem sabe, futuramente, na produção direta do jornal.
Palavras-chave O Expresso, jornal-mural, jornal do ônibus
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,71 segundos.