Resumo |
O projeto Comunicação em Movimento (surgido em agosto de 2011) produz o jornal O Expresso que circula nos ônibus de Viçosa e é voltado especificamente para os usuários desse transporte coletivo. O Expresso se distingue entre os outros jornais do munícipio por sua periodicidade mensal e por ser gratuito. Além disso, o jornal pauta pessoas comuns da sociedade que, geralmente, não são destaque na grande mídia. Além de levar informação e entretenimento para o público, o jornal possibilita aos estudantes de jornalismo um maior contato com o fazer jornalístico e também uma oportunidade de colocar em prática conceitos aprendidos em sala de aula, vivenciando experiências enriquecedoras para a futura profissão. A equipe d’O Expresso dividida entre redação, fotografia, arte, revisão, assessoria de imprensa, pesquisa e diagramação se reúne uma vez por semana e mantém contato diário pelas redes sociais. Além de produzir o jornal e distribui-lo, esse grupo realiza pesquisas a fim de aumentar a proximidade com o público-alvo procurando atender às suas sugestões e pedidos na escolha de temas (pautas) do jornal. O Expresso é dividido em cinco seções: perfil (que aborda um morador de bairros de Viçosa); prestação de serviços (que traz informações úteis ao dia-a-dia do cidadão); No balanço do busão (ilustração de temas do cotidiano de quem anda de ônibus); Papo Passageiro (histórias contadas por passageiros dentro da lotação); e Da janela (uma foto do ponto de vista de quem está dentro do ônibus). O Expresso já está na sua 10ª edição. E uma edição especial edição foto-ilustrativa com matérias do tipo prestação de serviços foi produzida a partir de pesquisa realizada com o público-alvo nos meses de março e abril. Outras ações já foram feitas pelo projeto, como entrevistas ao vivo e produção de spots veiculados em rádios da cidade que ajudam na divulgação do trabalho. O amadurecimento do projeto é perceptível pela evolução do grupo que conta com uma motivação a mais, já que o trabalho produzido ganhou o prêmio de melhor jornal- mural do Brasil no congresso Intercom Nacional na Exposição de Trabalhos Experimentais em Comunicação em 2012 e em 2013 esteve entre os cinco melhores do Intercom Sudeste. Além das atividades extensionistas, a pesquisa científica também é realizada, por meio de produção de artigos submetidos a revistas e congressos da área. A equipe do Expresso destaca a importância de consultar e interagir mais constantemente com o público-alvo. Os principais objetivos já estão sendo atingidos como o de entreter e informar o usuário de ônibus além de possibilitar um jornal produzido para eles. A equipe precisa avançar e dessa maneira, intensificar a participação do público por meio de reuniões com as associações de bairros, questionários, oficinas, entre outros, para que eles participem sugerindo pautas, e quem sabe, futuramente, na produção direta do jornal. |