Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1727

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Danilo Cornélio Pereira
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Outros membros Layssa Aragão Braz
Título Antropologia da imagem e a educação
Resumo A presente comunicação deriva da experiência da disciplina Antropologia Visual, ofertada no Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa no segundo semestre do ano letivo de 2012/2. Trata-se de abordagem Antropológica e Imagética, conduzida com a preocupação interdisciplinar de diálogo entre as Ciências Sociais e Pedagogia, com foco na prática didática direcionada a abordagem dos Temas Transversais, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN). Uma das ações docentes, na escola, é a de atuar em sala de aula buscando apresentar conexões entre conteúdos e realidades, pautando o universo das imagens presentes no cotidiano dos alunos com o intuito de provocá-los a curiosidades e questionamentos que os levem ao interesse pelos conteúdos escolares. Na disciplina em referência produzimos material didático com ênfase em imagens associadas aos Temas Transversais, de modo que ao longo do curso estudamos, pesquisamos e debatemos os conhecimentos que aproximam Antropologia e Educação, de modo a ser transmitido de forma clara e objetiva. E a ação que culminou o semestre foi levar os conhecimentos produzidos para a ONG "Crianças Arteiras", entidade filantrópica e educacional que atende crianças e adolescentes no bairro Carlos Dias, em Viçosa, bairro popularmente denominado de "Rebenta Rabicho". As atividades propostas envolveram duas manhãs de sábado, promovendo atividades lúdicas que contribuíssem no aguçar um olhar estético sobre o mundo, perseguindo uma percepção dos atores no âmbito da revelação de suas curiosidades. O objetivo geral do projeto foi promover um trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento de habilidades visuais e retóricas, valorizando a realidade local, que resultasse em aprendizagens dialogadas sobre Temas Transversais. Com uso da fotografia, pinturas e textos ilustrativos icentivamos as percepções simbólicas de cada criança e adolescente atendidos pela entidade, instigando-as a sua propria realidade. Buscamos uma relação interativa, entre os alunos da disciplina cursada, os gestores da entidade e o segmento populacional que atendido pela ONG, com o intuito de unir teoria e prática, visando desenvolver certa sensibilidade para a realidade local.
Palavras-chave antropologia visual, temas transversais, imagem
Forma de apresentação..... Painel
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