Resumo |
A biblioteca florestal digital é um site especializado com objetivo de reunir e disponibilizar, em um único meio, a produção bibliográfica florestal. Ela esta sendo criada para atender a professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes e demais profissionais da área. Visto que o acesso à informação online é uma necessidade de todos e que nem sempre os usuários conhecem as instituições provedoras de materiais, a criação da biblioteca florestal digital envolveu levantamento, seleção e tratamento da produção bibliográfica na área da Ciência Florestal. Com isso foi possível sistematizar os tipos de materiais que estão em acesso livre, além de apresentar o resultado dessa organização. O acervo da biblioteca foi organizado a partir de pesquisas por instituições que geram produção técnico-científica na área da Ciência Florestal. Como resultado desse trabalho, os seguintes tipos de materiais foram organizados em coleções da biblioteca digital florestal: Anuários estatísticos, Boletins técnicos, Documentos jurídicos, Eventos científicos, Jornais, Livros, Monografias, Dissertações, Teses, Periódicos e Textos técnicos. Algumas coleções, para melhor organização e apresentação, foram subdivididas por instituições: Anuários estatísticos com 3 instituições, Boletins técnicos com 6, Jornais com 2, Monografias com 5, Dissertações com 14 e Teses com 10. Até a presente dada, o site da Biblioteca Florestal Digital conta com 96 boletins técnicos, 91 livros, 12 arquivos de materiais especiais, 68 jornais, 52 dissertações e 47 teses. Com o trabalho ainda em andamento, ainda serão catalogados 23 anuários estatísticos, 1575 boletins técnicos, 411 documentos jurídicos, 140 produções de eventos científicos, 214 livros, 560 monografias, 1824 teses e dissertações e 68 textos técnicos. Pelo exposto, a criação da Biblioteca Florestal Digital proporcionou levantamento de instituições que produzem materiais ligados à ciência florestal de forma sistematizada, concentrando fontes de conhecimento em um único meio, e facilitando a recuperação da informação pelo seu público alvo. |