Resumo |
O trabalho tem como temática central a formação do educador de jovens e adultos no município de Viçosa. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem ganhando cada vez mais visibilidade no campo educacional do Brasil, sendo tema constante de debates, fóruns e pesquisas. Porém, apesar de ser um tema de grande relevância no cenário educacional, na maioria das vezes, ainda tem sido trabalhada sob a forma de programas e campanhas. Não existe uma formação específica para o educador, o que acaba gerando a esses profissionais, grandes dificuldades em trabalhar com a modalidade. Nesse sentido, a proposta do estudo foi desenvolver uma investigação sobre a formação dos professores da EJA no Município de Viçosa-MG, já que a Universidade Federal de Viçosa está localizada nesse Município e forma, a cada ano, um grande número de profissionais docentes, que poderão assumir turmas de jovens e adultos. Especificamente, pretendeu-se: identificar as escolas que desenvolvem EJA no Município de Viçosa, levantar o número de professores de EJA nessas escolas, verificar como tem se dado a formação inicial e continuada desses educadores, identificar os desafios encontrados pelos educadores no desenvolvimento do trabalho e os caminhos que têm sido buscados por esses no enfrentamento dos desafios. Para atender aos objetivos propostos, foram escolhidos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento das escolas que desenvolvem EJA em Viçosa na Secretaria Municipal de Educação e entrevista semiestruturada com dois professores e um gestor de cada escola. Alguns resultados obtidos com a pesquisa foram: em Viçosa, existem oito escolas que desenvolvem EJA; os educadores investigados têm formação diversificada e apresentam, todos, alguma Licenciatura, mas sem uma formação específica na EJA; apenas dois dos professores entrevistados fizeram estágio em EJA durante a graduação, o que se constitui um dado alarmante, uma vez que a grande maioria relatou ter iniciado seus trabalhos com turmas de Educação de Jovens e Adultos assim que concluiu a graduação; com relação à formação continuada, grande parte dos educadores e gestores relatou não ter, na escola onde trabalham, nenhuma formação voltada para a Educação de Jovens e Adultos; os maiores desafios encontrados pelos educadores, no desenvolvimento de seu trabalho, foram: a evasão; o atraso dos alunos às aulas, devido aos horários conflitantes com o seu trabalho; a juvenilização dos educandos e o desinteresse desses alunos mais jovens pelos estudos. Em relação aos caminhos buscados pelos educadores, pudemos verificar que estes procuram, nas participações em fóruns de EJA, no diálogo com os colegas e com os próprios educandos e na troca de experiências com os mesmos, esses caminhos, além de uma formação continuada para um melhor desenvolvimento de seu trabalho. |