Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1700

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliely Veiga Gomes
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Analisando a liberdade da escolha do tema na produção textual em uma perspectiva motivacional
Resumo O papel da motivação na escrita é uma temática que ainda tem sido pouco pesquisada nos últimos tempos no Brasil, apesar de sua relevância quando se pensa nos estudos linguísticos que são voltados principalmente para a Linguística Aplicada. Sabe-se que a escrita é um dos componentes básicos para o desenvolvimento escolar e acadêmico do estudante, já que o ambiente educacional tende a trabalhar com grande número de gêneros escritos, como por exemplo, o texto dissertativo, resenha, resumo e artigos. Entretanto, apesar de tarefas escritas serem fundamentais para o bom desempenho dos alunos, estudos mostram que eles se sentem, na maior parte das vezes, desmotivados em realizá-las. Desse modo, tendo em vista que a melhoria do ensino está atrelada à escrita, torna-se essencial investir em pesquisas que busquem compreender as questões subjacentes à desmotivação dos estudantes para escrever. Assim sendo, o presente trabalho investigará, de forma mais aprofundada, fatores relacionados à motivação na escrita, devido à grande dificuldade dos alunos em elaborar produções textuais em sala de aula e também devido ao desinteresse de grande parte dos estudantes pela escrita dos gêneros escolares e até mesmo acadêmicos que são pedidos pelos professores. O enfoque da pesquisa é abordar a influência de um tema, que seja do interesse do aluno para a produção textual, na informatividade do texto e também observar se isso pode ser considerado um aspecto motivador para a produção de gêneros escritos, haja vista que, nas escolas, a maioria das redações é produzida com uma temática escolhida pelo próprio professor. Assim sendo, os alunos, que serão calouros do curso de letras da UFV, produziram dois textos sobre assuntos distintos, sendo que no primeiro caso o professor escolheu o tópico sobre o qual os estudantes iriam dissertar; já no segundo caso, os alunos tiveram liberdade na escolha do tema. Além disso, foi aplicado um questionário através do qual será possível averiguar e compreender algumas atitudes, expectativas e aspectos emocionais dos alunos diante do pedido da elaboração de um texto. A partir da metodologia proposta, procura-se então investigar a influência do interesse do estudante no tema da redação na informatividade de produções textuais e também analisar o impacto de uma temática que seja escolhida pelo próprio aluno na qualidade da produção do gênero textual “texto dissertativo”.
Palavras-chave motivação, texto dissertativo, informatividade.
Forma de apresentação..... Painel
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