Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 169

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Wilder Rodrigues Cardoso
Orientador ANDREZA GERMANA DA SILVA SUBTIL
Outros membros SUKARNO OLAVO FERREIRA
Título Produção e estudo das propriedades ópticas e elétricas de filmes finos feitos de pontos quânticos coloidais semicondutores, polímeros semicondutores e nanocompósitos
Resumo É notável que nos últimos anos houve um grande avanço no desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos que tornam nossa vida mais confortável. Celulares, notebooks, televisores são alguns dos exemplos de equipamentos que nos circundam e que fazemos uso no nosso dia-a-dia. Como estamos a todo tempo em contato com estes tipos de aparelhos, faz-se necessário o estudo de novos materiais que tornem os mesmos mais atraentes, eficientes e com menor custo de produção. Pesquisas envolvendo novos materiais tiveram um grande impacto com a descoberta dos polímeros conjugados e dos polímeros semicondutores emissores de luz. Os dispositivos que até então só eram produzidos com metais e materiais semicondutores inorgânicos, passaram a incorporar polímeros em sua composição.
Além disso, podemos citar também, a contribuição crescente dos pontos quânticos em dispositivos emissores de luz. Essas nanoestruturas, por possuírem quantização nas três direções espaciais, apresentam comprimentos de onda de emissão e absorção bem definidos. Dentro deste contexto, nos concentramos nos estudo das propriedades ópticas e elétricas de filmes finos feitos a base de polímeros semicondutores luminescentes e nanocompósitos de polímeros condutores e pontos quânticos. A primeira parte do trabalho consistiu na caracterização elétrica de dispositivos feitos com filmes finos de nanocompósitos à base do polímero condutor Poli (3,4-etilenodioxitiofeno):poli(estirenosulfonato) (PEDOT:PSS) com o intuito e estudar a influência de pontos quânticos de CdS em suas propriedades elétricas e, por fim, medir a resistividade dos mesmos visando identificar a existência de uma significativa influência do ponto quântico usados. A caracterização elétrica dos filmes produzidos com soluções mais diluídas de nanocompósitos indicaram uma significativa alteração nas curvas de corrente versus voltagem quando comparadas com a amostra de referência. A escolha de estudar esses nanocompósitos é que, em essência, são novos materiais criados a partir de materiais cujas propriedades físicas já são conhecidas. As propriedades dos mesmos são, em geral, combinações das propriedades dos materiais usados na sua fabricação. Portanto, se torna possível criar materiais com maior potencial para aplicações tecnológicas. A segunda parte do trabalho se resume na produção e caracterização óptica de filmes finos feitos a partir de uma solução contendo uma mistura (blenda) do polímero semicondutor PFD (Poly(9,9-di-n-dodecylfluorenyl-2,7-diyl)), que luminesce na região azul do espectro eletromagnético, e o polímero isolante Poli(óxido de etileno)(PEO), dopado com o sal perclorato de lítio (LiClO4), com o intuito de serem utilizados como camada ativa na produção de uma LEC (Light-emitting Eletrochemical Cell). Foi produzido um protótipo de uma LEC e feita a caracterização elétrica da mesma, não sendo observado, entretanto, nenhuma eletroluminescência significativa.
Palavras-chave Filmes finos, nanocompósitos, LEC
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,72 segundos.