Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1668

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Bastos Silva
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros Adele Stephanie Oliveira, Ariana Colombari de Godoi Floresta, Evelyn Soares Medina Gonçalves, Jéssica Luiza Ripani Rodrigues, Lara dos Santos Silva, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Grupo operativo como estratégia na promoção da qualidade de trabalho dos cuidadores da Casa do Acolhimento de Viçosa-MG – Um Relato de Experiência do projeto Outros Socorros.
Resumo O Outros Socorros (OS) é um projeto de extensão desenvolvido por discentes e docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, que tem como premissa um cuidado diferenciado, de caráter holístico e humanizado, aos indivíduos das instituições em que atende através da prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade da assistência, com foco no indivíduo e no coletivo/social ao qual está inserido. O projeto utiliza metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem. O resumo objetiva descrever o relato de experiência vivenciada nos grupos operativos realizados com os cuidadores da Casa do Acolhimento. As oficinas foram desenvolvidas com os profissionais que atuam no cuidado às crianças institucionalizadas na “Casa do Acolhimento” de Viçosa-MG. O primeiro encontro teve como objetivo inicial conhecer a percepção dos cuidadores em relação aos cuidados oferecidos por eles às crianças institucionalizadas. Aproveitou-se para identificar as temáticas de interesse dos cuidadores para posteriores encontros. No primeiro momento do encontro foi realizada uma dinâmica de apresentação, que proporcionou uma maior integração entre os profissionais e os integrantes do OS que foram os facilitadores da atividade. Nas oficinas foi utilizada uma metodologia qualitativa, fundamentada na abordagem narrativa dos participantes a partir de uma questão norteadora: “Qual a forma de trabalho utilizada e como é para você trabalhar na “Casa do Acolhimento”?”. No segundo momento, aconteceram as trocas experiências, expressões de sentimentos, pensamentos e expectativas e reflexão dos pontos positivos e negativos da rotina diária dos cuidadores. Foi possível perceber que os cuidadores são empenhados e dedicados às crianças e às suas funções dentro da “Casa’’. Através dos relatos identificou-se que os cuidadores reconhecem que sua atuação deve ser sinônima de transmissão de pensamentos, valores, normas e experiências, porém, em contrapartida, estes se depararam com inúmeras dificuldades em relação ao modo de lidar e intervir nas diversas ações cotidianas. Dentre as temáticas evidenciadas para os próximos encontros destacam-se as questões da ética profissional, trabalho em equipe e respeito. Na reflexão feita pelos cuidadores, os mesmos concluíram que essas temáticas são de fundamental importância para uma melhoria no ambiente de trabalho e na relação entre eles no dia a dia, melhorando assim, o cuidado com as crianças. As oficinas proporcionaram novas experiências para os integrantes do projeto, além de permitir a colaboração no direcionamento das atividades institucionais através da formação do grupo operativo com os cuidadores, o que proporciona uma melhoria nas condições de trabalho e bem estar dos trabalhadores e reflete diretamente no progresso do produto do trabalho, que é o cuidado às crianças.
Palavras-chave Promoção da saúde, Qualidade de vida, Saúde do Trabalhador
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.