Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1658

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Rafaela de Castro Amaral
Orientador PAULO HENRIQUE ALVES DA SILVA
Outros membros Giovana Moreira da Costa
Título Avaliação sensorial de diferentes tipos de cervejas
Resumo A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Existem diferentes tipos de cerveja no mercado que se diferenciam pela matéria prima utilizada e pelas variações durante o processo de produção. A cerveja é classificada de acordo com algumas características, a forma de fermentação é uma delas e divide a bebida em dois grupos: os de alta fermentação ou “Ale” que geram um produto de sabor forte, ligeiramente ácido e com maior teor alcoólico, e os de baixa fermentação ou “Lager” que são produtos de sabores e aromas mais suaves e leves, além de serem as mais consumidas no país. Nesse contexto de cervejas diferenciadas, destaca-se o setor de micro cervejarias, que caracteriza-se pela comercialização de um produto mais encorpado e de aroma e sabor mais pronunciados. Diante de tantas opções de escolha no mercado, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar e comparar a aceitação de alguns tipos de cervejados por consumidores . A forma de avaliar essa aceitação foi através da análise sensorial, utilizando a escala hedônica com notas de 1 a 9 para avaliar o quanto o consumidor gosta ou desgosta de um determinado produto. Notas acima de 6 indicam aceitação do produto. O teste foi realizado em um supermercado da cidade de Viçosa com o objetivo de abranger pessoas de diferentes idades e classes sociais. Sete cervejas foram analisadas: 2 Pilseners líderes de mercado, Schwarzbier e Pilsen artesanal, que são do tipo “Lager”, Weiss Bier, India Pale Ale e a Dry Stout que são do tipo “Ale”. Somente as Pilseners líderes de mercado não eram oriundas de microcervejarias. Os rótulos das cervejas foram retirados para não influenciar o provador (teste cego) e o experimento foi realizado com um total de 100 pessoas. A avaliação dos resultados foi feita por meio da análise de variância dos escores hedônicos e mostrou efeito significativo, ao nível de 5% de probabilidade, concluindo-se que havia diferença na aceitação das bebidas. De acordo com o teste de Tukey as 2 cervejas Pilseners (líderes de mercado) foram mais aceitas do que as demais, produzidas em microcervejarias. A aceitação das duas cervejas mais aceitas não diferiram entre si ao nível de 5% de probabilidade e as notas recebidas foram acima de 6, resultado esperado, devido a estas cervejas serem líderes de mercado e conhecidas pela população, portanto avaliando-as. As amostras menos aceitas foram India Pale Ale, Dry Stout, Pilsen Artesanal e Schwarzbier, que não diferiram entre si ao nível de 5% de probabilidade e apresentaram notas abaixo de 6. Esse resultado foi ocasionado provavelmente pelo gosto peculiar e diferenciado dessas bebidas. A cerveja Weiss Bier também obteve um bom resultado, nota acima de 6. Esse estilo de bebida, à base de trigo, tem boa aceitação no Brasil, e vem adquirindo cada vez mais apreciadores.
Palavras-chave cerveja, análise sensorial, microcervejaria
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.