Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1649

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Fabrício Antônio Brás
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Daniel Bruno da Silva Triumpho, Ítala Luzia de Andrade, Izabela Vieira Alves, Rodrigo Schitini Daher
Título O ouro e o café: o trabalho de campo como instrumento na compreensão da ligação entre a Zona da Mata e a Região Mineradora-Minas Gerais
Resumo A geografia como disciplina escolar deve fornecer ao aluno a compreensão do espaço em suas diferentes temporalidades e transformações. É preciso fornecer ao estudante a oportunidade de aprender mediante a observação direta da paisagem, e dependendo do recorte desta, levá-lo a um entendimento de como a teoria se aplica em seu cotidiano a nível local, regional e global. O objetivo do trabalho foi fazer com que os alunos adquirissem uma melhor compreensão do que foi a formação espaço-têmporo-cultural da Zona da Mata Mineira e a relação com a Região Mineradora na formação do território brasileiro. Ao mesmo tempo perceber os processos que estiveram presentes na transformação e construção do espaço em Viçosa, Ponte Nova e Ouro Preto, bem como em outras cidades da Zona da Mata Mineira. Essa construção não se deu de forma fragmentada, mas também associada ao declínio das áreas de mineração, e ao afrouxamento das proibições portuguesas pelo devassamento desse espaço, conhecido como “áreas proibidas”. Juntamente a isso analisar todos os aspectos físicos da paisagem ao longo do percurso entre Viçosa e Ouro Preto. O Público alvo foram os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), no Município de Viçosa-MG, sendo parte das atividades propostas pelos alunos do PIBID/Geografia 2012, em conjunto com a professora de geografia do 7° ano e a coordenadora do PIBID/ Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Dividindo-o em três etapas, a saber: num primeiro momento aconteceu o pré-campo com os bolsistas para delimitação do trajeto; no retorno, após a organização das informações e definição do roteiro foi realizada uma atividade junto aos estudantes, de modo a contextualizar a relação entre a Zona da Mata e a Região Mineradora. Nesse momento buscou-se, evidenciar o processo histórico, a localização das cidades, o trajeto, e os principais pontos a serem visitados, de modo a estimular a curiosidade. Em seguida foi feito uma viagem de trabalho de campo para Ouro Preto, momento em que tiveram contato com material didático produzido especialmente para auxiliar na leitura da paisagem. E finalmente, os alunos produziram um texto relatando o que os mesmos puderam aprender. Observou-se que a maioria dos alunos descreveram os locais visitados, como o relevo acidentado da cidade, as igrejas e arquitetura das casas, a dinâmica da cidade turística, os diferentes tipos de comércios como o artesanato, em muitos relatos houve a percepção da mudança de temperatura e da vegetação ao longo do percurso e na cidade. A aula expositiva do pré-campo contribuiu muito para que os alunos já chegassem aos lugares com conceitos prévios do que iriam ver muitos em seus relatos conseguiram assimilar o que foi visto em sala com o campo, ajudando em uma maior compreensão do conteúdo e consolidação do conhecimento.
Palavras-chave Zona da Mata Mineira, Geografia, Trabalho de Campo
Forma de apresentação..... Painel
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