Resumo |
Em um mercado globalizado, cada vez mais dinâmico e competitivo, é necessário que as empresas busquem novas formas de obter destaque e diferenciação. Nesse sentido, muitas empresas buscam hoje, inclusive com incentivo governamental, parcerias com instituições de pesquisas, a fim de utilizar-se dos conhecimentos de ponta na busca por produtos, serviços e processos inovadores. Com o intuito de fomentar a inovação nas empresas, foi realizado nesse trabalho o desenvolvimento e acompanhamento de uma metodologia de Gestão da Inovação. Por meio de um estudo de caso com uma empresa residente no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), foram identificadas as deficiências e possíveis melhorias que poderiam ser feitas para que o processo de inovação se tornasse parte integrante da empresa. Baseando-se em uma pesquisa inicial sobre a literatura já existente referente ao tema, a fim de definir quais temas deveriam ser abordados na pesquisa, foi feito um diagnóstico inicial da empresa, levantando-se informações sobre suas características fundamentais que deveriam ser consideradas em todo o projeto. A partir de então iniciou-se a criação da metodologia de apoio ao processo de inovação, que resultou no desenvolvimento das seguintes ferramentas: Inteligência Competitiva, Estrutura Analítica de Negócios, Planejamento Estratégico da Inovação baseado na construção da matriz SWOT, Gestão de Ideias e Gestão de Portfólio. Ao fim, fazendo-se uma correlação entre todas essas ferramentas, obteve-se uma única metodologia capaz de suportar todas as variáveis envolvidas no processo de gestão da inovação. A maior contribuição do projeto está na possibilidade de tornar a gestão do processo de inovação uma atividade corriqueira na empresa, facilitando seu controle e favorecendo o surgimento de novos produtos. É necessário enfatizar que a inovação não se baseia exclusivamente no surgimento de novas ideias, mas principalmente na importância que se dá a essas ideias e à forma como as mesmas são analisadas pela empresa. Com isso, espera-se que a empresa tenha maior facilidade em identificar seus obstáculos e também possíveis soluções para os mesmos. Dessa forma, os resultados gerados pelo processo de inovação na empresa se tornam mais evidentes e satisfatórios. Ao fim, foi gerada uma ferramenta única que engloba todas as etapas acima descritas, interligando de forma clara todas as etapas desenvolvidas, facilitando o manuseio e compreensão do que foi desenvolvido, por parte da empresa. |