Resumo |
Este trabalho faz parte do projeto PIBID de Letras – Português da UFV. Trata-se de um subprojeto que propõe atividades de leitura e produção de texto para estudantes do ensino médio com o objetivo de levar o aluno a perceber que a leitura é um instrumento fundamental para desenvolver a escrita, a formação acadêmica e a cidadania. Pensando com Umberto Eco que a literatura mantém a língua como o “patrimônio coletivo”, selecionamos os contos “Uma galinha” e “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, da obra Laços de família (1960) de Clarice Lispector para trabalharmos o tema “O papel da mulher na sociedade moderna”. Inicialmente, levamos para os alunos uma breve biografia da escritora Clarice Lispector, depois trabalhamos aspectos do contexto presente na ficção clariciana e fizemos a literatura dialogar com o cinema a partir da exibição do filme O sorriso de Monalisa. Tanto os contos quanto o filme abordam temas relacionados à condição da mulher na sociedade moderna. O filme mostra mulheres que iam para a faculdade, mas não tinham por objetivo seguir uma profissão, direcionadas apenas para aprender como administrar sua casa, ser boa esposa e mãe, ou seja, direcionadas para o casamento e a vida familiar. A partir do filme, os alunos puderam estabelecer relações com os contos selecionados. Além de refletir sobre os temas abordados, os alunos foram levados a pensar o modo como a linguagem foi trabalhada por Clarice Lispector de forma a promover os efeitos de sentidos percebidos pelo leitor. No decorrer da realização do projeto fizemos anotações pessoais, discussões, debates, aulas expositivas e conversas. Uma das atividades solicitadas aos alunos foi a realização de resenhas dos contos. Verificou-se que a produção de texto, trabalhada como resultado de leituras críticas e interpretativas, possibilitou ao aluno desenvolver melhor a análise crítica sobre os papéis sociais impostos pela sociedade. Durante todo o projeto foi possível notar a participação interessada de alguns alunos, permitindo-nos pensar que é possível ensinar língua e literatura com a leitura de obras clássicas da literatura brasileira. |