Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1614

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Literatura comparada
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rebeca dos Santos Alves Vilela
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Outros membros Andrêza Soares, Daiane Basilio de Oliveira, Danielle Cardoso Gonçalves, Rejane Muratori Zapalá Pimentel
Título Práticas literárias: o conto de Clarice Lispector no ensino médio
Resumo Este trabalho faz parte do projeto PIBID de Letras – Português da UFV. Trata-se de um subprojeto que propõe atividades de leitura e produção de texto para estudantes do ensino médio com o objetivo de levar o aluno a perceber que a leitura é um instrumento fundamental para desenvolver a escrita, a formação acadêmica e a cidadania. Pensando com Umberto Eco que a literatura mantém a língua como o “patrimônio coletivo”, selecionamos os contos “Uma galinha” e “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, da obra Laços de família (1960) de Clarice Lispector para trabalharmos o tema “O papel da mulher na sociedade moderna”. Inicialmente, levamos para os alunos uma breve biografia da escritora Clarice Lispector, depois trabalhamos aspectos do contexto presente na ficção clariciana e fizemos a literatura dialogar com o cinema a partir da exibição do filme O sorriso de Monalisa. Tanto os contos quanto o filme abordam temas relacionados à condição da mulher na sociedade moderna. O filme mostra mulheres que iam para a faculdade, mas não tinham por objetivo seguir uma profissão, direcionadas apenas para aprender como administrar sua casa, ser boa esposa e mãe, ou seja, direcionadas para o casamento e a vida familiar. A partir do filme, os alunos puderam estabelecer relações com os contos selecionados. Além de refletir sobre os temas abordados, os alunos foram levados a pensar o modo como a linguagem foi trabalhada por Clarice Lispector de forma a promover os efeitos de sentidos percebidos pelo leitor. No decorrer da realização do projeto fizemos anotações pessoais, discussões, debates, aulas expositivas e conversas. Uma das atividades solicitadas aos alunos foi a realização de resenhas dos contos. Verificou-se que a produção de texto, trabalhada como resultado de leituras críticas e interpretativas, possibilitou ao aluno desenvolver melhor a análise crítica sobre os papéis sociais impostos pela sociedade. Durante todo o projeto foi possível notar a participação interessada de alguns alunos, permitindo-nos pensar que é possível ensinar língua e literatura com a leitura de obras clássicas da literatura brasileira.
Palavras-chave Literatura e ensino, Clarice Lispector, Literatura Comparada
Forma de apresentação..... Painel
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