Resumo |
Com o propósito de auxiliar na aprendizagem e estimular a participação dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio nas aulas de Física da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa, desenvolvemos um conjunto de materiais didático-experimental. A equipe envolvida na elaboração desse material é formada por cinco bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao projeto de Licenciatura em Física. O projeto teve início no segundo semestre de 2012 e será desenvolvido até dezembro de 2013. Os experimentos foram confeccionados com materiais simples e disponíveis no dia a dia, assegurando-se de não oferecer risco aos estudantes que o manipulam. O material didático consiste em vídeos onde são desenvolvidos roteiros experimentais relacionadas aos conteúdos: Grandezas, Cinemática, Leis de Newton, Teorema Trabalho Energia e Hidrostática. Com o intuito de aferir a aprendizagem dos estudantes de ensino médio, aplicamos testinhos teóricos antes e depois de cada aula. As aulas consistem de: aplicação do primeiro testinho, exposição teórica do conteúdo, utilização de recursos visuais como estudo de imagens e simulações, demonstração dos experimentos, resolução de exercícios, momento aberto para dúvidas e aplicação do segundo testinho. É importante ressaltar que os testinhos do inicio e final da aula envolvem as mesmas perguntas. Os testinhos permitiram avaliar a efetividade do nosso projeto quanto ao aprendizado dos alunos ao longo das aulas e revelaram como os simples experimentos ajudaram na fixação das teorias. Outro fator positivo observado é de que não precisamos de laboratórios para a execução das aulas, os experimentos, os vídeos e os roteiros são facilmente transportados a cada aula, podem inclusive ser elaborados em casa e estão disponíveis no sitio http://pibidfisicaufv.blogspot.com.br/. Durante a aplicação deste material verificou-se que o número de alunos presentes aumentou durante o período de atuação e a participação crítica dos fenômenos, que antes não existia, foi surgindo aos poucos. Observamos que pelo o fato de estarmos na Graduação em processo de formação, contribuiu para que os estudantes do ensino médio não nos vissem como professores, mas sim como colegas, simplificando a nossa relação com eles e aumentando a interação, dando mais liberdade a questionamentos, perguntas, dúvidas. |