Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1612

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Kellton de Oliveira Sabino
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Amanda da Silva Braga, Josiane Aparecida Duarte Batista, Rayza Araujo Pinotti, Rodolfo Ribeiro Gontijo
Título Contribuição de material didático-experimental para formação dos alunos de Ensino Médio
Resumo Com o propósito de auxiliar na aprendizagem e estimular a participação dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio nas aulas de Física da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa, desenvolvemos um conjunto de materiais didático-experimental. A equipe envolvida na elaboração desse material é formada por cinco bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao projeto de Licenciatura em Física. O projeto teve início no segundo semestre de 2012 e será desenvolvido até dezembro de 2013. Os experimentos foram confeccionados com materiais simples e disponíveis no dia a dia, assegurando-se de não oferecer risco aos estudantes que o manipulam. O material didático consiste em vídeos onde são desenvolvidos roteiros experimentais relacionadas aos conteúdos: Grandezas, Cinemática, Leis de Newton, Teorema Trabalho Energia e Hidrostática. Com o intuito de aferir a aprendizagem dos estudantes de ensino médio, aplicamos testinhos teóricos antes e depois de cada aula. As aulas consistem de: aplicação do primeiro testinho, exposição teórica do conteúdo, utilização de recursos visuais como estudo de imagens e simulações, demonstração dos experimentos, resolução de exercícios, momento aberto para dúvidas e aplicação do segundo testinho. É importante ressaltar que os testinhos do inicio e final da aula envolvem as mesmas perguntas. Os testinhos permitiram avaliar a efetividade do nosso projeto quanto ao aprendizado dos alunos ao longo das aulas e revelaram como os simples experimentos ajudaram na fixação das teorias. Outro fator positivo observado é de que não precisamos de laboratórios para a execução das aulas, os experimentos, os vídeos e os roteiros são facilmente transportados a cada aula, podem inclusive ser elaborados em casa e estão disponíveis no sitio http://pibidfisicaufv.blogspot.com.br/. Durante a aplicação deste material verificou-se que o número de alunos presentes aumentou durante o período de atuação e a participação crítica dos fenômenos, que antes não existia, foi surgindo aos poucos. Observamos que pelo o fato de estarmos na Graduação em processo de formação, contribuiu para que os estudantes do ensino médio não nos vissem como professores, mas sim como colegas, simplificando a nossa relação com eles e aumentando a interação, dando mais liberdade a questionamentos, perguntas, dúvidas.
Palavras-chave Palavras –chave: Material didático, Física experimental, Mecânica
Forma de apresentação..... Painel
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