Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 161

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Janayna Avelar Motta
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Aline Tatiana Ribeiro, Ludmilla Carneiro Araújo, Marina Silva Reghim
Título “Diferentes países, culturas diferentes?”
Resumo Dentre as várias atividades desenvolvidas pelo PIBID/Pedagogia 2011, com crianças de 2 a 10 anos de idade, na Escola Municipal José Valente Lopes Sobrinho, localizada na zona rural da Estação Velha, destacamos o trabalho realizado com o tema “Diferentes países, culturas diferentes?”. O tema surgiu pelo interesse e curiosidade das crianças da escola em torno da Colômbia: língua, comidas, culturas, costumes, localização, vestimentas, entre outros, devido à volta de intercâmbio, depois de quatro meses naquele país, de uma das bolsistas do referido PIBID. Buscando desenvolver conteúdos pedagógicos a partir do interesse das crianças, o trabalho teve como objetivo apresentar e discutir aspectos da cultura colombiana, investigando as diferenças e semelhanças com a cultura brasileira. Assim foram acionadas as variadas formas de linguagens e recursos, como: audiovisual, fotografias, vídeos, mapas e globos que completaram relatos orais. A bolsista narrou a sua experiência em todas as turmas da escola, mostrando a língua e a cultura espanhola, contando histórias, dançando e cantando. Suscitava a curiosidade das crianças, mostrando frutas, moedas e imagens do cotidiano na Colômbia. A partir dos questionamentos e curiosidades das crianças, O trabalho foi crescendo e abrangendo, de forma lúdica e afetiva, aspectos geográficos, históricos, sociais, econômicos e culturais da Colômbia. Além disso, mostrou, principalmente aos estudantes mais adiantados no processo de escolarização, as oportunidades que a universidade abre para os estudantes e, nesse sentido, a importância dos estudos e da escola. Após as exposições, explicações e conversas sobre o tema, os estudantes fizeram desenhos, produções de texto, destacando o que mais lhe chamaram atenção. O trabalho contou com a participação e o envolvimento dos estudantes, além do interesse em entrar em contato com uma outra cultura, percebendo diferenças e semelhanças culturais e expressando as aprendizagens adquiridas através de diferentes linguagens. Desta forma, foi possível realizar uma atividade que contemplasse o interesse das crianças e as demandas escolares, demonstrando o potencial de um processo educativo onde a aprendizagem ocorre com mais sentido e significado para todos.
Palavras-chave Educação, Culturas, Linguagens
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.