Resumo |
Dentre as várias atividades desenvolvidas pelo PIBID/Pedagogia 2011, com crianças de 2 a 10 anos de idade, na Escola Municipal José Valente Lopes Sobrinho, localizada na zona rural da Estação Velha, destacamos o trabalho realizado com o tema “Diferentes países, culturas diferentes?”. O tema surgiu pelo interesse e curiosidade das crianças da escola em torno da Colômbia: língua, comidas, culturas, costumes, localização, vestimentas, entre outros, devido à volta de intercâmbio, depois de quatro meses naquele país, de uma das bolsistas do referido PIBID. Buscando desenvolver conteúdos pedagógicos a partir do interesse das crianças, o trabalho teve como objetivo apresentar e discutir aspectos da cultura colombiana, investigando as diferenças e semelhanças com a cultura brasileira. Assim foram acionadas as variadas formas de linguagens e recursos, como: audiovisual, fotografias, vídeos, mapas e globos que completaram relatos orais. A bolsista narrou a sua experiência em todas as turmas da escola, mostrando a língua e a cultura espanhola, contando histórias, dançando e cantando. Suscitava a curiosidade das crianças, mostrando frutas, moedas e imagens do cotidiano na Colômbia. A partir dos questionamentos e curiosidades das crianças, O trabalho foi crescendo e abrangendo, de forma lúdica e afetiva, aspectos geográficos, históricos, sociais, econômicos e culturais da Colômbia. Além disso, mostrou, principalmente aos estudantes mais adiantados no processo de escolarização, as oportunidades que a universidade abre para os estudantes e, nesse sentido, a importância dos estudos e da escola. Após as exposições, explicações e conversas sobre o tema, os estudantes fizeram desenhos, produções de texto, destacando o que mais lhe chamaram atenção. O trabalho contou com a participação e o envolvimento dos estudantes, além do interesse em entrar em contato com uma outra cultura, percebendo diferenças e semelhanças culturais e expressando as aprendizagens adquiridas através de diferentes linguagens. Desta forma, foi possível realizar uma atividade que contemplasse o interesse das crianças e as demandas escolares, demonstrando o potencial de um processo educativo onde a aprendizagem ocorre com mais sentido e significado para todos. |