Resumo |
A conduta terapêutica baseada na lógica fragmentada que se manifesta em nossa rede assistencial é ineficaz. No entanto, essa assistência realizada de forma contínua e integral, centrada na família, é considerada resolutiva. Nesta perspectiva, situações complexas exigem discussões coletivas, por meio de uma equipe interdisciplinar, onde todas as formas de análises são importantes para entender o sujeito, e resultam na elaboração conjunta de um plano de cuidados. Esta leitura individual capaz de promover efeitos positivos na vida do indivíduo caracteriza o Projeto Terapêutico Singular. O objetivo do trabalho é relatar a experiência da construção de um projeto terapêutico singular – PTS, de um caso clínico escolhido pela equipe interdisciplinar do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PRO-PET-Saúde), da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Amoras, no município de Viçosa, Minas Gerais. Definiu-se um conjunto de propostas resultantes das discussões coletivas da equipe interdisciplinar, sobre o caso da L.M.T, de 64 anos que apresenta hipertensão arterial sistêmica há 24 anos, diagnosticada há 2 anos com diabetes tipo 2, obesa e sedentária. A primeira etapa deste PTS foi o acolhimento e a aproximação para estabelecer o vínculo através de visitas domiciliares (VD) que propiciaram entender o significado e os sentimentos que a doença desperta na paciente, as relações sociais, o modo de vida, possíveis dificuldades enfrentadas, para facilitar intervenções frente às potencialidades e vulnerabilidades da mesma. Realizou-se uma investigação minuciosa das manifestações clínicas, incentivou-se a participação nos Grupos de Hipertensos da ESF. Posteriormente, identificou-se a necessidade do encaminhamento ao Centro de Referência Secundária Hiperdia Minas, para o acompanhamento por uma equipe interdisciplinar. No entanto, as VD são recorrentes, proporcionando verificar a evolução do plano de cuidados. As discussões do caso, entre a equipe interdisciplinar após as visitas, condicionaram uma ampla visão sobre a forma de como atuar significativamente na vida e no contexto da paciente. Desta forma, foi possível obter resultados clínicos benéficos, evidenciados pelo controle pressórico e redução do peso corporal. Foi possível ainda, ampliar nossos conceitos e obter novos valores acerca do cuidado com o paciente e da observação de suas necessidades e de seu contexto. A proposta de integrar as diferentes áreas da saúde constituiu-se em um desafio, em razão da inovação do trabalho em equipe interdisciplinar (acadêmicos, professores e profissionais de enfermagem, medicina, nutrição e educação física)que deve ser baseado nas necessidades dos usuários, na integralidade das ações e na interdisciplinaridade. O PTS surge como uma ferramenta eficaz para realizar ações e cuidado em saúde com base na abordagem centrada nas pessoas e na comunidade. |