Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1604

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Maria Lúcya Braga Porfírio
Orientador LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT´ANA
Outros membros Cristiane Almeida Menezes, Daniela Neves Ribeiro, Daniele do Carmo Eleto Hamadé, EVELINE TORRES PEREIRA, Gabriela de Campos Viveiros, PAULA PEREIRA PINELI, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Projeto Terapêutico Singular: uma visão interdisciplinar propiciando a integralidade da atenção em saúde.
Resumo A conduta terapêutica baseada na lógica fragmentada que se manifesta em nossa rede assistencial é ineficaz. No entanto, essa assistência realizada de forma contínua e integral, centrada na família, é considerada resolutiva. Nesta perspectiva, situações complexas exigem discussões coletivas, por meio de uma equipe interdisciplinar, onde todas as formas de análises são importantes para entender o sujeito, e resultam na elaboração conjunta de um plano de cuidados. Esta leitura individual capaz de promover efeitos positivos na vida do indivíduo caracteriza o Projeto Terapêutico Singular. O objetivo do trabalho é relatar a experiência da construção de um projeto terapêutico singular – PTS, de um caso clínico escolhido pela equipe interdisciplinar do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PRO-PET-Saúde), da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Amoras, no município de Viçosa, Minas Gerais. Definiu-se um conjunto de propostas resultantes das discussões coletivas da equipe interdisciplinar, sobre o caso da L.M.T, de 64 anos que apresenta hipertensão arterial sistêmica há 24 anos, diagnosticada há 2 anos com diabetes tipo 2, obesa e sedentária. A primeira etapa deste PTS foi o acolhimento e a aproximação para estabelecer o vínculo através de visitas domiciliares (VD) que propiciaram entender o significado e os sentimentos que a doença desperta na paciente, as relações sociais, o modo de vida, possíveis dificuldades enfrentadas, para facilitar intervenções frente às potencialidades e vulnerabilidades da mesma. Realizou-se uma investigação minuciosa das manifestações clínicas, incentivou-se a participação nos Grupos de Hipertensos da ESF. Posteriormente, identificou-se a necessidade do encaminhamento ao Centro de Referência Secundária Hiperdia Minas, para o acompanhamento por uma equipe interdisciplinar. No entanto, as VD são recorrentes, proporcionando verificar a evolução do plano de cuidados. As discussões do caso, entre a equipe interdisciplinar após as visitas, condicionaram uma ampla visão sobre a forma de como atuar significativamente na vida e no contexto da paciente. Desta forma, foi possível obter resultados clínicos benéficos, evidenciados pelo controle pressórico e redução do peso corporal. Foi possível ainda, ampliar nossos conceitos e obter novos valores acerca do cuidado com o paciente e da observação de suas necessidades e de seu contexto. A proposta de integrar as diferentes áreas da saúde constituiu-se em um desafio, em razão da inovação do trabalho em equipe interdisciplinar (acadêmicos, professores e profissionais de enfermagem, medicina, nutrição e educação física)que deve ser baseado nas necessidades dos usuários, na integralidade das ações e na interdisciplinaridade. O PTS surge como uma ferramenta eficaz para realizar ações e cuidado em saúde com base na abordagem centrada nas pessoas e na comunidade.
Palavras-chave Saúde, Projeto Terapêutico Singular, interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Oral
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