Resumo |
Com o intuito de despertar nos estudantes o interesse e consequente melhoria da qualidade do aprendizado, a proposta da pesquisa é fundamentada principalmente em metodologias participativas, como “Método Paulo Freire”, casos de ensino, empresas simuladas e painéis temáticos. O estudo tem então como principal objetivo, analisar e propor soluções para melhoria da formação dos estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para que dessa forma se contribua com a melhoria do ensino, desenvolvendo metodologias inovadoras e novas práticas de ensino. Para isso, foi feito vasto estudo da literatura, seguido da coleta de dados primários, por meio de questionários estruturados, contando com uma amostra representativa de 44 pessoas, alunos das disciplinas ADM 105 - Dimensões Teóricas e Práticas na Formação Profissional do Administrador e ADM 106- Formação do Pensamento Administrativo, que teve por fim a definição do perfil público em questão. Feito isso, deu-se início à aplicação das novas metodologias propostas, dentre elas elaboração de material (apostilas e slides) direcionado ao perfil identificado, sendo este mais dinâmico e menos tradicional; realização de discussões em grupo; debates; realização de painéis temáticos; elaboração de “portfólio” de links e vídeos relacionados ao conteúdo; filmes didáticos e utilização de casos de ensino. Além disso, está ainda em fase de pesquisa a implantação da “Empresa Simulada” nas disciplinas. Ao fim da pesquisa, foi possível identificar o perfil do aluno ingresso no curso; os principais gargalos do processo ensino-aprendizagem; houve remodelamento da disciplina, através da participação mais ativa dos estudantes, estabelecendo-se ainda uma rotina de estudos mais apropriada a um curso superior, identificando-se as variáveis que causaram ou ainda causam maior impacto no aprendizado dos alunos; além de que, com aplicação da metodologia proposta nas disciplinas ADM 105 e ADM 106, foi observado que houve ganho pedagógico e motivacional do aluno em relação ao aprendizado. Dessa forma, considera-se positiva experiência e observa-se que se pôde contribuir para o melhoramento do ensino de graduação na instituição, sobretudo na graduação em Administração, com base no estímulo à participação efetiva dos estudantes nas salas de aula, ao aumento de seu interesse em cursar as disciplinas e à motivação aos estudos por compreender a importância destas disciplinas em sua formação. |