Resumo |
A globalização, o aumento da oferta de produtos e serviços, o desenvolvimento econômico e o aumento das exigências dos clientes, tornaram o mercado atual altamente competitivo. É neste contexto que a gestão da inovação vem ganhando força nos últimos tempos, em função da necessidade das empresas se desvencilharem do mercado competitivo e alcançar mercados inexplorados. O termo inovar é relativamente recente e há necessidade de desenvolver metodologias e técnicas que permitam a gestão eficiente do processo de inovação nas organizações. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi desenvolver um método de gestão da inovação para empresas emergentes de base tecnológica. A criação do método proposto utilizou parte do conhecimento já estabelecido em artigos e livros. Para efeito desse trabalho, inovação é tudo aquilo que agregue valor econômico para o produto ou serviço da empresa. Para a estruturação da metodologia de gestão foram desenvolvidas ferramentas adaptadas de outros modelos de gestão, tais como a Matriz BCG e a Análise SWOT. Essas ferramentas dão suporte a estruturação e monitoramento da carteira de produtos e projetos, bem como auxiliam no planejamento estratégico voltado para a busca de inovação na empresa. Na Análise SWOT foram feitas duas análises, uma baseada na correlação dos elementos do ambiente interno e externo mais relevantes, baseados nas características inovadoras, e a outra análise foi feita diante da ponderação dos valores da correlação dos elementos previamente discutidos, assim construindo um alinhamento entre as estratégias de competitividade e inovação. Outras ferramentas foram utilizadas e adaptadas no trabalho, com a finalidade de assessorar o método de gestão criado. Com isso foi possível elaborar uma metodologia que possa monitorar a carteira de produtos ou serviços de um negócio, com o objetivo de analisá-los em relação a concorrentes, clientes, mercado e a outros objetivos estratégicos da empresa. Com o modelo proposto, é possível que a empresa verifique se está no caminho certo para a inovação. Para tal, foi elaborada a ferramenta Portfólio da Inovação, utilizada na análise de projetos, capaz de verificar e comparar diversos indicadores de inovação, como nível de inovação e a pontuação de acordo com a Análise SWOT. A metodologia também propõe o Radar da Inovação, ferramenta visual que remete a todos os outros métodos abordados pelo trabalho, que permite ao gestor da empresa verificar a aderência de um projeto com variáveis específicas. O método abordado deverá ser melhor explorado e aperfeiçoado por meio de sua aplicação e estudo, em diversas empresas, sendo esse o objetivo de trabalhos futuros. |