Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1591

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vitor Coelho Ribeiro
Orientador ADRIANA FERREIRA DE FARIA
Outros membros Marcos Rodrigues
Título Desenvolvimento de modelo para gestão da inovação para empresas emergentes.
Resumo A globalização, o aumento da oferta de produtos e serviços, o desenvolvimento econômico e o aumento das exigências dos clientes, tornaram o mercado atual altamente competitivo. É neste contexto que a gestão da inovação vem ganhando força nos últimos tempos, em função da necessidade das empresas se desvencilharem do mercado competitivo e alcançar mercados inexplorados. O termo inovar é relativamente recente e há necessidade de desenvolver metodologias e técnicas que permitam a gestão eficiente do processo de inovação nas organizações. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi desenvolver um método de gestão da inovação para empresas emergentes de base tecnológica. A criação do método proposto utilizou parte do conhecimento já estabelecido em artigos e livros. Para efeito desse trabalho, inovação é tudo aquilo que agregue valor econômico para o produto ou serviço da empresa. Para a estruturação da metodologia de gestão foram desenvolvidas ferramentas adaptadas de outros modelos de gestão, tais como a Matriz BCG e a Análise SWOT. Essas ferramentas dão suporte a estruturação e monitoramento da carteira de produtos e projetos, bem como auxiliam no planejamento estratégico voltado para a busca de inovação na empresa. Na Análise SWOT foram feitas duas análises, uma baseada na correlação dos elementos do ambiente interno e externo mais relevantes, baseados nas características inovadoras, e a outra análise foi feita diante da ponderação dos valores da correlação dos elementos previamente discutidos, assim construindo um alinhamento entre as estratégias de competitividade e inovação. Outras ferramentas foram utilizadas e adaptadas no trabalho, com a finalidade de assessorar o método de gestão criado. Com isso foi possível elaborar uma metodologia que possa monitorar a carteira de produtos ou serviços de um negócio, com o objetivo de analisá-los em relação a concorrentes, clientes, mercado e a outros objetivos estratégicos da empresa. Com o modelo proposto, é possível que a empresa verifique se está no caminho certo para a inovação. Para tal, foi elaborada a ferramenta Portfólio da Inovação, utilizada na análise de projetos, capaz de verificar e comparar diversos indicadores de inovação, como nível de inovação e a pontuação de acordo com a Análise SWOT. A metodologia também propõe o Radar da Inovação, ferramenta visual que remete a todos os outros métodos abordados pelo trabalho, que permite ao gestor da empresa verificar a aderência de um projeto com variáveis específicas. O método abordado deverá ser melhor explorado e aperfeiçoado por meio de sua aplicação e estudo, em diversas empresas, sendo esse o objetivo de trabalhos futuros.
Palavras-chave Inovação tecnológica, planejamento estratégico, gestão da inovação.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.