Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1589

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rafael Morais Pereira
Orientador MARCO AURELIO MARQUES FERREIRA
Outros membros Humberto Rodrigues Marques, Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Thaís de Souza Amaral, Thaís Santos Silva
Título Ensino superior no Brasil à luz da abordagem sistêmica de indicadores
Resumo A Constituição Federal de 1988 foi determinante ao definir como dever do Estado a garantia de acesso à educação de qualidade aos cidadãos. Assim, proclamou-se o desejo de um Plano Nacional de Educação (PNE), no qual se estabeleceu diretrizes que contemplavam todas as modalidades de ensino. Em virtude do papel que a educação superior assume para o crescimento dos indivíduos e desenvolvimento dos países, a necessidade de analisar a sua qualidade se faz relevante, entretanto, ressalta-se que o entendimento de qualidade é subjetivo. Uma das soluções emergentes para colocar fim às análises individuais é o uso de sistemas de indicadores em categorias de entrada, processo e resultado, que ganhou destaque internacional. Destarte, visto que a qualidade da educação superior brasileira não possui um sistema de indicadores estruturado, o presente estudo visou analisar a educação superior no Brasil a partir de uma abordagem sistêmica, comparando os resultados da análise de indicadores, com os aspectos idealizados pela política pública de educação superior, refletidas no PNE. Metodologicamente, caracterizou-se esta pesquisa com uma abordagem quantitativa e com caráter descritivo. O levantamento de dados ocorreu por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A categoria entrada compreendeu os indicadores de investimento público em educação em relação ao PIB e total dos investimentos em bolsas de pesquisa. Já a categoria processo foi composta pelo número de instituições de ensino superior e número de docentes e grau de formação. Por fim, a categoria resultado compreendeu a relação entre integrantes e concluintes e os resultados do ENADE. Os resultados demonstraram um quadro geral de evolução dos indicadores de qualidade da educação superior, pois dentre os seis indicadores medidos, quatro apresentaram evolução no período e dois não revelaram alterações relevantes, se apresentando estáveis. Desse modo, verificaram-se avanços perceptíveis em alguns aspectos, tais quais nos investimentos em bolsas de pesquisas, assim como, na elevação do número de instituições de ensino superior. A análise desenvolvida contribuiu com a validação da abordagem sistêmica, de modo que as conclusões obtidas averiguaram o processo como um todo, não se restringindo à qualidade dos resultados finais. Portanto, os indicadores trazem uma abordagem complexa do estudo, não se limitando à soma de dados isolados, que possam ser desconexos. Ressalta-se ainda, que o objetivo da análise realizada neste trabalho, não consiste numa análise última e definitiva, a proposta foi analisar o desenvolvimento da qualidade possuindo como parâmetro os próprios indicadores, no período de 2001 a 2010, quando vigorou o PNE. Concluiu-se, por meio da análise sistêmica dos indicadores, na qual se comparou a análise dos dados com as propostas do PNE, que os esforços do governo para investir na educação superior apresentaram-se satisfatórios.
Palavras-chave PNE, Ensino Superior, Abordagem Sistêmica
Forma de apresentação..... Painel
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