Resumo |
O processo de avaliação consiste em um importante momento do ano letivo de diversas instituições de ensino no Brasil. Em muitas delas, a definição do horário e dia da avaliação fica a cargo do professor da disciplina ou do departamento em que o mesmo pertence, sendo este último caso comum em universidades. Em algumas instituições, as avaliações de todas as disciplinas são feitas em um mesmo período, muito conhecido como semana de provas. Diante desta situação e devido à sua importância, há a necessidade de um bom planejamento da localização no espaço e tempo destes eventos, porque tudo deve ser feito de uma forma que não comprometa a didática. O objetivo deste trabalho foi aplicar os conhecimentos obtidos ao se estudar programação linear inteira, especificamente, problemas de programação de horários, e o software CPLEX, muito utilizado para resolução de problemas de programação linear. Visto que no Colégio de Aplicação – COLUNI a grade de horários de exames é feita de forma manual pela coordenação do colégio, o que demanda grande esforço e tempo, procurou-se neste trabalho criar modelos matemáticos de programação linear inteira a fim de propor uma grade de horários de exames que atenda às necessidades daquela instituição de ensino. Assegurar que todas as avaliações sejam programadas, minimizar a alocação para o mesmo dia de exames de disciplinas consideradas de mesma natureza e evitar a repetição em outra semana de prova da mesma ordem dos exames são exemplos das necessidades do colégio que foram consideradas para elaborar os métodos de pesos contidos nos modelos. As características do momento avaliativo no COLUNI e os atuais critérios para a tomada de decisões foram obtidos com a coordenadora do colégio. Na apresentação, descreveremos os modelos matemáticos propostos para o problema, sendo elucidadas suas especificidades, bem como os experimentos computacionais realizados para determinar uma solução para o problema. A conclusão tirada diante da realização deste trabalho é que fica evidente a importância do estudo de programação linear, porque a mesma possui inúmeras aplicações para a sociedade inclusive para a melhoria do próprio ensino. |