Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís Rodrigues Brum
Orientador PROSPERO BRUM PAOLI
Outros membros Ana Carolina Fidalgo de Moura, Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Maickel Bach Padilha, Matheus Gomes de Campos, Weberson Viana de Paula
Título Programa Segundo Tempo Universitário na UFV
Resumo Introdução: O desporto universitário surgiu no século XIX na Inglaterra e foi introduzido nas universidades com objetivo de melhor gerir o tempo livre dos estudantes. No Brasil, foi na década de 70 que se discutiram e se implantaram ações específicas, visando o desenvolvimento de práticas desportivas e de lazer no cenário acadêmico. Ao longo dos anos 80 e 90, o Estado manteve uma política de apoio à realização de jogos e competições, porém sem a preocupação de construir uma política pública estruturante nas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. No ano de 2010, a fim de garantir o acesso aos estudantes universitários à cultura esportiva, de caráter educacional, foi criado o Programa Segundo Tempo Universitário. Este programa é um dos Programas Especiais do Ministério do Esporte (ME) que preza pelos princípios da não seletividade, não hipercompetitividade, e sim pela democratização do esporte. No ano de 2011 a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi contemplada em um edital de chamada pública para implantação da ação em seu Campus Viçosa, atendendo estudantes de graduação e pós-graduação, prioritariamente o que possuem vulnerabilidade econômica. Esta política pública, na UFV, tem como objetivo promover o esporte educacional como possibilidade de acesso a um ambiente inclusivo, vivências sócio-cognitivas, enquanto espaço de construção e discussão dos diferentes saberes apresentando como eixo central a atividade esportiva. A equipe de trabalho é composta por dois coordenadores estudantes de pós-graduação e três monitores estudantes de graduação. As principais ações são intervenções (aulas), reuniões pedagógicas e administrativas, grupos de estudos, capacitações semestrais e realização de atividades complementares mensais. As intervenções são organizadas por ciclos pedagógicos que tem a duração do semestre letivo e ao final são realizadas as avaliações propostas pelo ME. Elas ocorrem duas vezes por semana com uma hora e meia de duração, no qual são ensinadas modalidades esportivas individuais e coletivas. O programa tem parceria com a Divisão de Saúde, onde os exames laboratoriais para emissão do atestado médico são realizadas e o acompanhamento das condições de saúde, e com o Departamento de Educação Física, local de realização das aulas. Os resultados encontrados até o momento são o oferecimento de atividade física sistematizada e gratuita para estudantes universitários, a formação profissional dos acadêmicos envolvidos, acompanhamento das condições de saúde dos beneficiados, diminuição do sedentarismo. Diante do exposto, o programa tem contribuído para que a UFV, por meio da Divisão de Esportes e Lazer desenvolvam projetos e ações de lazer e esportivas, no ambiente universitário, de modo que promovam e incentivem o hábito e a prática de atividades físicas saudáveis para obtenção de qualidade de vida.
Palavras-chave Esporte, saúde, lazer
Forma de apresentação..... Oral
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