Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1555

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Departamento de Física
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruno Carvalho Publio
Orientador OSWALDO MONTEIRO DEL CIMA
Título Modelagem da dinâmica e formação de bolhas.
Resumo Neste projeto estudamos os modelos de descompressão em mergulho, dos mecanismos de formação de bolhas de gás no sangue e nos tecidos, assim como a modelagem teórica e fenomenológica, tendo como base o mais recente modelo de descompressão em mergulho, RGBM ( Reduced Gradient Bubble Model).
Até recentemente, pouco se sabia sobre o comportamento das microbolhas na corrente sanguínea, além do fato da existência destas microbolhas na corrente sanguínea, detectadas via medições de Doppler ultrassônico. O que também era conhecido é que uma vez formadas, estas bolhas são instáveis, elas atraem o gás dissolvido nos tecidos que as circundam. A probabilidade de uma bolha expandir ou colapsar depende de uma série de fatores, fatores estes que incluem a tensão superficial que existe na superfície da bolha.
Este projeto tem como objetivos o estudo dos mecanismos de formação de bolhas de gás no sangue e tecidos (doença descompressiva ); a modelagem teórica e fenomenológica; a implementação no RGBM do comportamento não-Newtoniano do sangue e do mecanismo de “amadurecimento” de Ostwald das bolhas; a determinação da velocidade máxima de subida e de perfis de mergulho descompressivo (e não-descompressivo) que reduzam o risco de doença descompressiva.
Neste projeto inicialmente estudamos o fenômeno de “amadurecimento” de Ostwald, percebemos que este fenômeno se deve em boa parte pela diferença de pressão que existe entre bolhas de diferentes tamanhos.
Estudamos as propriedades da tensão superficial, pois vimos que em bolhas a propriedade intrínseca de tensão superficial é de fundamental importância para o entendimento da evolução do crescimento e decréscimo de bolhas, e com este conhecimento pudemos deduzir a equação Básica do equilíbrio.
Com o nosso modelo de duas bolhas interligadas por um tubo de diâmetro desprezível chegamos nas relações temporais da evolução dos raios das bolhas e de um raio em relação ao outro, analisando essas relações pudemos esboçar gráficos que condizem com o esperado em nosso embasamento teórico.
Palavras-chave mecânica dos fluidos, dinâmica de bolhas, teoria de descompressão.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.