Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1554

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Karoline Querubim Peixoto
Orientador WILLER ARAUJO BARBOSA
Título Educação Popular a Partir de Jovens do Campo - Mediações de Acesso Universitário
Resumo O projeto Educação Popular a partir de jovens do campo ─ mediações de acesso universitário se caracteriza como uma pesquisa com interface com extensão. O objetivo deste trabalho foi entrelaçar o conhecimento popular e curricular do Ensino Médio e Profissionalizante à Educação Superior. Possibilitou trocas de experiências entre os atores sociais e promoveu a investigação e reflexão conjunta de temas geradores através da Educação Popular, das Alternâncias Educativas e da Arte-educação. Proporcionou mecanismos de acesso à escolarização para grupos de jovens que não possuíam perspectivas de formação continuada em nível superior e possibilitou uma formação identificada com a profissionalização e problematização do ambiente vivido. O trabalho foi desenvolvido no período de dois anos, a partir da articulação de docentes, discentes, agricultores e agricultoras familiares, sindicatos de trabalhadores rurais e de agricultores familiares, Escolas Família Agrícola (EFAs) e o Programa Extensão TEIA/UFV (PROEXT/MEC/SESu). Metodologicamente ações foram realizadas com as EFAs da Zona da Mata e o Curso Popular Pré-Vestibular Tecendo Sonhos. O trabalho se realizou a partir de enfoque multitemático através do acompanhamento pedagógico e estudos, realização de oficinas, encontros e vivências universitárias que aqui denominamos de tempos presenciais ou de vivências da Alternância em que os conhecimentos são abordados de forma transdisciplinar, uma vez que os sujeitos envolvidos são de diferentes áreas do conhecimento e atuam de formas múltiplas, oferecendo, portanto, enfoques diversos sobre uma mesma questão. Dessa forma é possível o entrelaçamento de aspectos socioambiental, cultural, educativo, econômico e político. Passo a passo, inicialmente se estudou e aprofundou a literatura concernente ao apoio e à organização da equipe de estudantes e professores da UFV, técnicos parceiros e agricultores das comunidades beneficiadas com o objetivo de articular os espaços metodológicos de construção das ações. O projeto teve como resultados a efetivação de eventos como as Vivências Universitárias, Terreiro Cultural, X Seminário Nacional da Pastoral da Juventude Rural, Reuniões de Articulação das EFAs, Grupos de estudo, produção de uma cartilha reunindo os Planos de Estudos das Escolas Famílias Agrícolas, Festa da Terra na EFA Paulo Freire em Acaiaca, Assembleia Geral da Amefa no Vale do Jequitinhonha em Araçuaí. Conclui-se que as ações desenvolvidas foram importantes para a inserção do jovem à universidade a compreensão desses sobre o que é a importância da agroecologia, assim como a valorização e o reconhecimnento do conhecimento popular.
Palavras-chave Educação Popular, Juventude do campo, Agroecologia
Forma de apresentação..... Painel
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