Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1553

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Adriana de Jesus Souza
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título Trajetórias Escolares de Universitários de Camadas Populares no Brasil e na Colômbia
Resumo Um conjunto de pesquisas foi produzido no Brasil, nos últimos anos, para investigar a constituição das trajetórias escolares dos estudantes pobres, considerados percursos escolares atípicos. Trata-se dos trabalhos de (Portes, 1993, 2001), Braga (1998), Lacerda (2006), Souza e Silva (1999), Matriz et al. (2003) e Almeida (2009). De modo geral, os estudantes das camadas médias e superiores frequentam instituições privadas durante a educação básica e, assim, conseguem obter êxito nos processos seletivos para ingresso nas universidades públicas, enquanto os estudantes de camadas populares, os quais cursaram a educação básica em instituições públicas estaduais e municipais, enfrentam muitas dificuldades para obter aprovação nestes processos seletivos. Diante de similitudes entre os níveis de educação superior colombiano e brasileiro, ao menos aqueles que se apresentam mais evidentes em um primeiro momento, surgiu o interesse pela pesquisa procurando conhecer, descrever e analisar como se veem diante de uma realidade que por vezes poderia parecer distante, compreendendo o porquê de determinadas escolhas terem sido feitas, como se configura o percurso realizado até a entrada na Universidade, e as experiências acadêmicas entre os estudantes pobres de cada país. Os dados serão gerados em duas etapas. Inicialmente, por meio de questionários auto aplicados a estudantes de três cursos de alto prestígio (Medicina, Direito e Ciências da Computação) e dois cursos de baixo prestígio (Ciências Sociais e Letras) dessas duas universidades serão gerados dados sobre o perfil sociológico dos estudantes e sobre o percurso escolar até o ingresso nas universidades lócus da pesquisa. Após a tabulação desses dados será selecionada uma amostra para a realização de entrevistas aprofundadas sobre as trajetórias e as vivências acadêmicas nessas universidades. Os resultados parciais se referem aos universitários da Universidad de Caldas. Trata-se de estudantes moradores de bairros periféricos, que utilizaram de estratégias escolares de escolha de estabelecimento de ensino, o que favoreceu seus percursos escolares longos, já que na sua maioria os estabelecimentos públicos de educação básica que frequentaram se localizavam em bairros diferentes dos que residiam. No que se referem à escolaridade dos pais, os dados indicam que as mães possuem um número de anos de escolaridade mais elevado, sendo elas as grandes incentivadoras para que os filhos prosseguissem os estudos. Os estudantes pesquisados são trabalhadores e de acordo com os relatos, os maiores desafios enfrentados dizem respeito à manutenção financeira e dificuldades para práticas culturais como um limitante de sua formação.
Palavras-chave Trajetórias Escolares, Camadas Populares, Ensino Superior
Forma de apresentação..... Painel
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