Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1539

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Cruz Caldeira Teixeira
Orientador RODRIGO GAVA
Outros membros Emanuelle dos Reis Costa, Pâmela Maria Martins de Oliveira
Título O Uso de Discussões Temáticas como Atividade Complementar à Formação Acadêmica
Resumo O Programa de Educação Tutorial de Administração (PET/ADM) da UFV possui três pilares fundamentais como base de formação extra curricular para os membros, o ensino, a pesquisa e a extensão. Com o objetivo de acrescentar conhecimento tanto aos petianos quanto aos alunos da graduação, o PET desenvolve atividades de ensino, como: minicursos, oficinas, palestras, seminários e discussões temáticas. Nestas últimas, promovem-se discussões com o objetivo de destacar assuntos específicos de administração e contabilidade de maneira dinâmica, envolvendo discentes e docentes da UFV. Dessa forma, o evento se preocupa com a introdução de conteúdo extensivo à constituição acadêmica, buscando contribuir para a formação social e profissional dos envolvidos. A partir disso, o PET/ADM procura aplicar o ensino de forma a estimular os alunos a desenvolverem capacidade de análise crítica das realidades que lhes chegam. O tema da discussão é definido a partir de sua relevância no processo de formação acadêmica dos envolvidos. A discussão em si acontece por meio de um interlocutor que possua habilidade com o tema e promova a reflexão do assunto em questão. Uma semana antes do evento o material que subsidiará a discussão é enviado aos alunos para que estes possam realizar uma leitura prévia do assunto, promovendo a discussão com mais domínio e visão crítica. No ano de 2013, foi realizada discussão com o tema “Administração Publica”, que propiciou outros assuntos correlacionados a cada encontro, sendo esses: “O que é Administração Pública?”; “Modelos de Administração Pública”; “Políticas Públicas”; Teorias da Administração Pública”; “Atuando como Administrador Público”. Os resultados obtidos com a metodologia mostraram-se bastante positivos, apresentando satisfação tanto aos participantes como aos promotores do evento. Com o método utilizado, pode-se perceber que o conhecimento inserido ao aluno o torna um diferencial. Dessa forma, destacam-se atividades realizada pelo PET junto ao Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), no sentido de proporcionar aos alunos complementaridade aos conhecimentos necessários para que esses se sobressaiam em sua formação pessoal e, também, frente ao mercado de trabalho.
Palavras-chave Programa de Educação Tutorial, Atividades de ensino, Discussão temática.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.