Resumo |
O Programa de Educação Tutorial de Administração (PET/ADM) da UFV possui três pilares fundamentais como base de formação extra curricular para os membros, o ensino, a pesquisa e a extensão. Com o objetivo de acrescentar conhecimento tanto aos petianos quanto aos alunos da graduação, o PET desenvolve atividades de ensino, como: minicursos, oficinas, palestras, seminários e discussões temáticas. Nestas últimas, promovem-se discussões com o objetivo de destacar assuntos específicos de administração e contabilidade de maneira dinâmica, envolvendo discentes e docentes da UFV. Dessa forma, o evento se preocupa com a introdução de conteúdo extensivo à constituição acadêmica, buscando contribuir para a formação social e profissional dos envolvidos. A partir disso, o PET/ADM procura aplicar o ensino de forma a estimular os alunos a desenvolverem capacidade de análise crítica das realidades que lhes chegam. O tema da discussão é definido a partir de sua relevância no processo de formação acadêmica dos envolvidos. A discussão em si acontece por meio de um interlocutor que possua habilidade com o tema e promova a reflexão do assunto em questão. Uma semana antes do evento o material que subsidiará a discussão é enviado aos alunos para que estes possam realizar uma leitura prévia do assunto, promovendo a discussão com mais domínio e visão crítica. No ano de 2013, foi realizada discussão com o tema “Administração Publica”, que propiciou outros assuntos correlacionados a cada encontro, sendo esses: “O que é Administração Pública?”; “Modelos de Administração Pública”; “Políticas Públicas”; Teorias da Administração Pública”; “Atuando como Administrador Público”. Os resultados obtidos com a metodologia mostraram-se bastante positivos, apresentando satisfação tanto aos participantes como aos promotores do evento. Com o método utilizado, pode-se perceber que o conhecimento inserido ao aluno o torna um diferencial. Dessa forma, destacam-se atividades realizada pelo PET junto ao Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), no sentido de proporcionar aos alunos complementaridade aos conhecimentos necessários para que esses se sobressaiam em sua formação pessoal e, também, frente ao mercado de trabalho. |